Unesco retira apoio a Repórteres sem Fronteiras
Marcelo Collar
Estagiário de Jornalismo
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) retirou, nesta terça-feira, 11, seu patrocínio ao Dia pela Liberdade de Expressão na Internet, que acontece nesta quarta-feira, 12.
Segundo um comunicado oficial da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a entidade da ONU não quer se ver associada às diferentes manifestações organizadas para a ocasião. A informação foi publicada no site da RSF. "Vários dos Estados que fazem parte da lista dos 15 'Inimigos da Internet' que publicamos hoje intervieram diretamente perante a Direção Geral da Unesco", acrescentou a nota.
Acordo
Em comunicado à Agência Efe, a Unesco afirma que os conteúdos publicados na terça à noite no site da RSF não respeitavam o acordo das duas entidades, pois, embora o organismo da ONU destaque seu apoio à liberdade na internet, não pode apontar nações concretas.
A RSF publicou uma lista de quinze países considerados "Inimigos da Internet", onde constam Arábia Saudita, Belarus, Mianmar, China, Coréia do Norte, Cuba, Egito, Etiópia, Irã, Uzbequistão, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Vietnã e Zimbábue.
Texto do Portal 3, da Unisinos.
3 comentários:
Todo apoio aos RSF. Caramba, por que a esquerda não gosta dos RSF?
Porque às vezes ele se comporta como extensão do Departamento de Estado.
Porque eles são mantidos por verbas do NED, escondem este fato e são uma extensão do Departamento de Estado Americano.
Postar um comentário