quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Tropas da Tailândia e Camboja se enfrentam na fronteira

Bangcoc, 15 out (Prensa Latina) Um choque armado hoje entre as forças da Tailândia e do Camboja elevou a preocupação da região, em expectativa também pelo devir de uma crise interna tai e sua eventual repercussão no Sudeste Asiático.

O fato agrava a agitação política tailandesa, marcada por um forte componente nacionalista prevalecente na oposição, que pressiona o reclamo da zona fronteiriça do templo de Preah Vihear, em disputa há décadas entre as duas nações vizinhas.

O santuário khmer do século 11 ficou sob soberania cambojana desde 1962 por sentença da Corte Internacional de Haia, a qual Tailândia reconheceu em um acordo no qual deveria se retratar por essas pressões depois de sua declaração pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em julho último.

Fontes oficiais de ambos os lados disseram, no entanto, que o confronto chegou a uma pausa e se negociava um cessar fogo.

No momento, Bangcoc ordenou responder a qualquer ataque, segundo declarou o chefe do exército, general Anupong Paochinda. Um porta-voz militar da Tailândia disse que morreu um soldado cambojano e quatro tais foram feridos.


Vejam mais na Prensa-Agencia Informativa Latinoamericana S.A.

Nenhum comentário: