terça-feira, 17 de março de 2009

Retrato de uma república de canalhas


Quando FHC saiu do governo, escrevi um artigo “Uma obra de arte política”, descrevendo a habilidade da estratégia de governabilidade de FHC - e o desperdício de não ter sido utilizada para um plano de desenvolvimento amplo.
A estratégia consistia em cooptar chefes regionais com migalhas do poder, mantendo incólumes os pilares centrais do governo.
Essa era apenas a perna conhecida do modelo criado por FHC.
O ponto central era o controle estrito sobre o Ministério da Fazenda e toda a estrutura debaixo dele - Banco Central, CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Secretaria da Receita Federal (SRF).
Não se tratava apenas de manter o controle técnico sobre a economia. Era nesses ambientes que se fortalecia a perna oculta do sistema de poder montado: a criação de um modelo sistêmico de aliança com o crime organizado (de colarinho branco), que se expandia na indústria de offshores, de bancos de investimentos, de gestores de recursos.
(...) A história ainda cobrará caro de FHC por ter institucionalizado o crime organizado no centro do jogo político brasileiro.
Leitura imperdível aqui, no blog do Luiz Nassif.

3 comentários:

Anônimo disse...

O "Mão Peluda" não tem moral para opinar a respeito de FHC.

Ele que devolva o dinheiro aos cofres públicos.

Jens disse...

Ah, a direita corajosa e orgulhosa que não ousa dizer seu nome...tsc, tsc, tsc... Como é doce o anonimato.

zejustino disse...

Antes de descer do poleiro, o FHC queria impor uma lei que o transformasse em senador vitalício. Assim, o empenado (êpa!) sociólogo além de aumentar seus ganhos materiais conseguiria arrotar suas bobagens diariamente sob as cameras do Senado e da mídia esgôto. Mas, o que êle sonhava realmente como senador "para sempre" é com o foro especial que o livraria praticamente de enfrentar os tribunais.

O texto do Nassif permite que se veja claramente que toda a sanha da tal "oposição" está na tentativa de manter o que ainda resta do esquema criminoso montado. O banqueiro opportunista é realmente um dos pilares desse esquema e toda a ação da direita (PSDB, PFL e PPS) visa mesmo o desvio de foco e a blindagem do banqueiro.

A tal oposição não tem projeto para a sociedade brasileira. A não ser que seu projeto tenha base no esquema apresentado no texto do Nassif.