terça-feira, 5 de maio de 2009

Empresário conservador Martinelli vence eleição no Panamá

CIDADE DO PANAMÁ (Reuters) - O empresário do setor de supermercados Ricardo Martinelli venceu a eleição presidencial do Panamá no domingo, contrariando a tendência de vitórias de líderes voltados para a esquerda na América Latina.

A experiência empresarial do candidato conservador de oposição conquistou os eleitores que estão preocupados com seu sustento em meio à crise econômica global que afetou o recente crescimento do Panamá.

O tribunal eleitoral declarou Martinelli vencedor quando a apuração mostrou uma vantagem inalcançável de 61 por cento dos votos, ante 37 por cento de Balbina Herrera, do partido da situação de centro-esquerda Partido Revolucionário Democrático (PRD).

Mais no O Globo online.

3 comentários:

José Elesbán disse...

Nem sempre ganhamos...

zejustino disse...

É muito difícil ganhar ali.
O Panamá é a menina-dos-olhos da geopolítica ianque na América Central. Era ou ainda é lá naquele lugar que fica a Escola das Américas, a escolinha montada pelos ianques para ensinar os gorilas latinos-americanos a torturar e assassinar seus próprios conterraneos.

José Elesbán disse...

A Escola das Américas, realmente famosa escola de torturadores, funcionou ali enquanto os Estados Unidos ocupavam a zona do canal. Hoje foi transferida para a Geórgia, mas parece que mudou de nome.
A despeito de tudo, o governo que está saindo era relativamente progressista.
Como não é um país grande e com muitos recursos, parece que agora o país quer aumentar o canal, ou criar outro paralelo e maior. O canal atual já não consegue receber muitos dos atuais cargueiros que navegam pelos oceanos.
Aguardemos.