sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Médicos cubanos deixam o mundo envergonhado

Observadores do terremoto no Haiti poderiam ser perdoados por pensar operações de agências de ajuda internacional e por os deixarem sozinhos na luta contra a devastação que matou 250.000 pessoas e deixou cerca de 1,5 milhões de desabrigados. De fato, trabalhadores da saúde cubanos estão no Haiti desde 1998, quando um forte terremoto atingiu o país. E em meio a fanfarra e publicidade em torno da chegada de ajuda dos EUA e do Reino Unido, centenas de médicos, enfermeiros e terapeutas cubanos chegaram discretamente. A maioria dos países foi embora em dois meses, novamente deixando os cubanos e os Médicos Sem Fronteiras como os principais prestadores de cuidados para a ilha caribenha.
Números divulgados na semana passada mostram que o pessoal médico cubano, trabalhando em 40 centros em todo o Haiti, tem tratado mais de 30.000 doentes de cólera desde outubro. Eles são o maior contingente estrangeiro, tratando cerca de 40% de todos os doentes de cólera. Um outro grupo de médicos da brigada cubana Henry Reeve, uma equipe especializada em desastre e em emergência, chegou recentemente, deixando claro que o Haiti está se esforçando para lidar com a epidemia que já matou centenas de pessoas.
Desde 1998, Cuba treinou 550 médicos haitianos gratuitamente na Escola Latinoamericana de Medicina em Cuba (Elam), um dos programas médicos mais radicais do país. Outros 400 estão sendo treinados na escola, que oferece ensino gratuito - incluindo livros gratuitos e um pouco de dinheiro para gastar - para qualquer pessoa suficientemente qualificada e que não pode pagar para estudar Medicina em seu próprio país.


Confira o texto no blog do Luís Nassif

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Lula tem aprovação recorde de 87% ao deixar governo

Laryssa Borges
Terra

Às vésperas de deixar o governo após oito anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou aprovação pessoal recorde de 87%. A informação é da pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta quarta-feira. O patamar atingido pelo mandatário petista é o maior também comparado com o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor.

Embora não tenha divulgado o instituto responsável pelos levantamentos em nível global e tampouco a metodologia para se conseguir os números, a CNT informou que a aprovação pessoal lulista é maior que líderes recentes, como a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet (87%), o ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázques (80%) e líderes históricos, como o sul-africano Nelson Mandela (82%) e o ex-presidente norte-amaricano Franklin Roosevelt (66%). "Lula deixa o governo no próximo dia 31 com recorde mundial de popularidade", disse o presidente da CNT, Clésio Andrade.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pesquisadora da Embrapa é perseguida por denunciar impactos ambientais

Com 20 anos de profissão e conhecida internacionalmente, a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Unidade Pantanal (MS), – Débora Fernandes Calheiros, está sofrendo perseguição no ambiente de trabalho. O problema teve início em 2006. Na ocasião a pesquisadora denunciou – em um parecer técnico pedido pela própria Embrapa – os impactos ambientais provenientes da construção da empresa do grupo EBX, do empresário Eike Batista, no pólo siderúrgico de Corumbá (MS).


Continue lendo na Radioagência NP.

Jânio: grampo falso aponta para Gilmar Mendes

TARDOU, SEM que seja o caso de pensar-se em dificuldades técnicas, o esclarecimento ao menos preliminar de um episódio tão grave à sua época quanto, por isso mesmo, depois cercado de conveniências para fazê-lo esquecido. Nem era esperado que emitisse ainda um sinal, o que só se deu e se explica pela circunstância propícia de que o governo apaga suas luzes, e o silêncio do caso ficaria pesando sobre os comandos da Polícia Federal que se retiram também.


O episódio originário está na memória recente, embora amortecida. Em confronto aberto com o juiz Fausto De Sanctis, que acompanhava judicialmente as ações da Operação Satiagraha e do delegado Protógenes Queiroz, o ministro Gilmar Mendes, então presidente do Supremo Tribunal Federal, acusou com retumbância um "Estado policial" no Brasil.

Não era sua primeira entrada no tema, mas daquela vez instalou-o sobre um alicerce factual: o seu telefone, o telefone do próprio presidente do STF, estava grampeado, o que dizia haver constatado por uma gravação de telefonema recebido do senador Demóstenes Torres.


Continue lendo no blog do Luís Nassif

Brasil entra no grupo de países com baixo índice de cárie, diz pesquisa

O Brasil entrou no grupo de países com baixa prevalência de cárie, de acordo com os resultados da segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010), divulgada nesta terça (28), em Brasília, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Em 2003, quando foi divulgada a primeira edição da pesquisa, o país tinha índice 2,8, e, em 2010, 2,1. Os países com baixa prevalência são os que têm indicador CPO entre 1,2 e 2,6, segundo classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O indicador CPO é composto pela soma de dentes cariados, perdidos e obturados em uma mesma faixa etária. O índice pode variar de 0 a 32 e representa, em média, o número de dentes doentes na boca de uma pessoa.


A notícia completa no G1

EUA pedem desculpas ao Chile após vazamento de documentos sobre Piñera

O ministro das Relações Exteriores chileno, Alfredo Moreno, afirmou nesta segunda-feira que os Estados Unidos pediram desculpas ao governo do Chile pelo conteúdo dos documentos diplomáticos revelados pelo WikiLeaks que se referem ao presidente Sebastián Piñera.


Moreno disse aos jornalistas no Palácio de La Moneda, sede do Executivo, que foi chamado por Arturo Valenzuela, encarregado do Estado americano para o hemisfério ocidental, para se eximir pelo vazamento.

"Valenzuela assinalou que isto não representava a opinião dos EUA nem de sua diplomacia. São funcionários que enviaram relatórios como fazem muitos funcionários no mundo todo", acrescentou o chefe da diplomacia chilena em relação aos documentos divulgados esta tarde pelo jornal espanhol "El País".


A notícia da EFE está disponível na Folha.com

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Torturados por Posada Carriles na Venezuela exigem justiça aos EEUU

Venezuelanos torturados por Luis Posada Carriles exigiram ao governo dos Estados Unidos a extradição do terrorista para que responda por seus crimes.

“Pedimos aos Estados Unidos que cumpra o tratado bilateral subscrito há mais de 80 anos para que a justiça castigue esse assassino", assinalou Brenda Esquivel, sobrevivente em junho de 1972 do massacre de La Victoria.

Posada Carriles, sob o pseudônimo de Comissário Basilio, dirigiu então efetivos dos corpos de repressão em uma batida contra integrantes de movimentos revolucionários venezuelanos.

Na operação perderam a vida vários camaradas, fui detida e logo torturada mental e fisicamente, recordou.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Quem governa os EE.UU.?

Bob Woodward, o jornalista que desencadeou o Watergate em companhia de Carl Bernstein, formula uma resposta a essa pergunta em seu livro mais recente, Obama's War (Simon & Schuster, Nueva York, 2010): nem o Poder Executivo, nem o Poder Legislativo e muito menos o Judiciário, diz Woodward, é o complexo industrial-militar, isto é o Pentágono e as grandes empresas produtoras de armamentos, a cujas diretorias costumam ingressar não poucos chefes militares ianques quando se aposentam. Lido o libro, Michael Moore espetou: "O título de 'Comandante em Chefe' (que o presidente detem) é tão cerimonial como o de 'Empregado do Mês' do Burger King do bairro".

No sábado 28 de novembro de 2009 Obama se reune com membros do Conselho Nacional de Segurança com a finaliade de desenhar sua nova estratégia para o Afeganistão. Os militares apresentam a êle uma só opção: mandar mais efetivos. O mandatário assinala que não está fechada a outra, a de estabelecer um plano de retirada, e o coronel do exército John Tien expressa: "Sr. Presidente, não vejo como você pode desafiar a seus comandantes militares. Porque se disser ao general McChrystal (então ao comando das tropas invasoras) 'que já conta com recursos, mas que decidiu fazer outra coisa', provavelmente terá que substitui-lo. Você não pode dizer 'faça-o a minha maneira, graças a seu grande trabalho. Onde acabaria isto?".

O coronel Tien - El coronel Tien - acrescenta Woodward - não teve necessidade de explicar mais. "Suas palavras implicavam que não somente McChrystal mas também todo o alto comando militar poderia rebelar-se, Gates, o almirante Mike Mullen, o president edo Estado Maior e o general Petraeus, então chefe do comando central ianque. Talvez nenhum presidente poderia resistir ao embate, especialmente um de 48 anos de idade com quatro anos de senador e 10 meses de comandante-em-chefe." Sabe-se o final da história: três dias depois Obama anunciou o envio de mais tropas ao país asiático.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Toda a desconfiança dos empresários se desfez

O sucesso brasileiro no setor de ciência e tecnologia se deve mais ao trabalho conjunto do governo, comunidade científica e empresários no planejamento, monitoramento e execução de projetos do que à disponibilização de recursos. Segundo afirmou o presidente Lula nesta segunda-feira (27/12) durante última reunião do ano do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília (DF), o dinheiro sempre houve, o problema era a falta de decisão política em liberá-lo e a falta de projetos. “O problema não era a falta de recursos, mas a falta de preparao para aplicar os recursos que eram disponibilizados”, disse.

A receita do milagre foi organizar, coordenar e monitorar o sistema, e estabelecer metas, como bem lembrou Eduardo Moacyr Krieger, presidente do Incor, que discursou um pouco antes do presidente Lula. “Isso revela a visão de estadista de nosso presidente, de querer realmente resultados”, afirmou. Já Eugênio Gustavo Staub, representante dos empresários no Conselho, disse que todas as desconfianças que os empresários tinham em relação ao governo Lula se desfizeram rapidamente, graças às ações e providências tomadas nos últimos oito anos. “Hoje ele [o governo Lula] termina consagrado em todos os setores. Há reconhecimento generalizado no meio empresarial da competência do governo.”

domingo, 26 de dezembro de 2010

Não à Fundação - IMESF: ABAIXO ASSINADO

Não à Fundação - IMESF: ABAIXO ASSINADO

Assine a petição contra a criação do "Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família – IMESF", projeto de lei a ser votado dia 30 de dezembro na Câmara de Vereadores.

Para saber mais, visite o blog Não à Fundação criado pelo Fórum de Entidades em defesa do SUS.

Família faz Uruguai repensar anistias

A família da uruguaia Nibia Sabalsagaray recorreu à Justiça só para mudar a versão oficial de sua morte. Queria que o Estado anulasse o atestado de suicídio e admitisse que ela foi torturada e assassinada aos 24 anos por agentes da ditadura cívico-militar do país (1973-1985).
No entanto, o caso da professora e militante comunista foi mais longe. Convenceu a Suprema Corte do Uruguai a declarar inconstitucional a Lei de Caducidade, que perdoa militares e policiais dos crimes cometidos na época.
A decisão inédita permitiu que um general da ativa e um coronel da reserva do Exército fossem processados e presos no último mês.

Continue lendo na Folha.com

sábado, 25 de dezembro de 2010

Nasceu o rei dos miseráveis


Era filho de um explorado carpinteiro, pela mais-valia das portas e janelas, e da humilde e doméstica María.
Nascido em Belém, sob a sangrenta estrela de David e na aldeia mais esquecida do mundo num 25 de dezembro de um ano que agora chamam de zero.

Ali nasceu, em meio ao esterco do gado, entre pobres bestas de carga e num humilde e vulgar casebre nasceu o maior homem deste mundo.

Foi filho de um explorado carpinteiro, pela mais-valia das portas e janelas, e da humilde e doméstica Maria.

Cresceu vendo as misérias de seu povo e a tristeza dos judeus pisoteados pelo imperador romano. O rei dos judeus miseráveis, se voltou subversivo e planejou o destino contra Roma, não como uma revolta sem transcendência e de imolação, na qual morreram inutilmente muitos zelotes com coragem mas sem estratégias, senão como predizendo com a clareza dos processos históricos que os sistemas imperiais se reviram na lassitude pueril de suas contradições, até virar pó.

Foi capturado pelo sistema, torturado e assassinado injustamente na cruz, cravado nos pés e nas mãos, frente ao sol morreu o homem. Vendo a utopia azul em forma de nuvem que havia embasbacado a grandes religiões históricas que se embriagaram de céus e perderam o apoio do solo.

Abaixo o mundo caiu derrotado para sempre pela força dos onipresentes status quo.

Hoje se o recordam entre árvores e enfeites natalinos, e cada um se programa para ser bom, para dar migalhas, para vestir-se de um velho barbudo bobo que presenteia brinquedos e sorrisos com a ideia clara de que suas fábricas fazem as horas extras da rentabilidade desumana. Entre falsas luzes que parodiam o brilho das estrelas e entre compras suntuárias de consumo imediato, segue-se crucificando de novo ao maior homem de todos os tempos. Aquele que não deram de beber e nem de comer, nem o visitaram no cárcere quando se fez subversivo, nem o deram nem de viver e nem bem de morrer: Jesus o nazareno, o messías que anunciouas boas novas do socialismo pelos séculos dos séculos.

Allan McDonald


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A luz dos novos tempos

Lâmpada de nanoled desenvolvida no parque científico e tecnológico da PUCRS tem vida útil 50 vezes maior que a de uma lâmpada incandescente. Em tempos de conscientização ambiental e esgotamento de fontes de energia, o novo dispositivo surge como alternativa auspiciosa.

Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE-SBPC

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lula entrega primeiro caminhão para projeto de catadores de material reciclável

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Em sua última participação na cerimônia de celebração do Natal dos catadores e da população de rua como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva fez a entrega simbólica do primeiro caminhão destinado ao projeto Logística Solidária Cataforte - Fortalecimento da Infraestrutura de Cooperativas de Catadores para Coleta, Transporte e Comercialização de Materiais Recicláveis, que será destinado à rede de cooperativas e associações paulistas.

A entrega foi feita no encerramento da Reviravolta Expocatadores 2010, hoje (23), na capital paulista. O evento marcou ainda a entrega do Selo Amigo do Catador para oito prefeitos que assinaram parcerias com cooperativas de catadores em suas cidades.


Vejam mais detalhes em AGÊNCIA BRASIL

Heranças atávicas

Dilma foi um tsunami tão forte quanto Lula. E um tsunami que provocou a recuperação, parcial que seja, dos valores de uma sociedade patriarcal, misógina, homofóbica, autoritária e elitista. A parte da sociedade que assumiu esses valores de modo militante recusa conquistas já consagradas pelas sociedades democráticas avançadas. E o fez abraçando-se a religiões, pretendendo que o Estado brasileiro deixasse de ser laico, e se rendesse a princípios que contrariam os avanços da ciência e dos direitos à saúde, e atacando principalmente o direito das mulheres. O artigo é de Emiliano José.


FECHO DE OURO: O PRÉ-SAL É NOSSO


"O que estamos sancionando é o maior avanço industrializante experimentado na história brasileira com lastro suficiente para elevar o patamar do parque produtivo nacional no século 21" (Presidente Lula, ontem,ao sancionar o novo marco soberano de exploração das reservas do pré-sal; 23/12)


CARTA MAIOR - 23.12.2010

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Justiça de Buenos Aires condena 16 repressores da ditadura militar argentina

Após pouco mais de um ano de julgamento, 16 torturadores da última ditadura militar (1976-83) foram condenados na noite desta terça-feira (21/12) por um tribunal de Buenos Aires. Doze cumprirão prisão perpétua e quatro, 25 anos de prisão. O único a ser absolvido foi Juan Carlos Falcón, conhecido como "Kung Fu" por dar golpes de artes marciais nos prisioneiros.

Acusados de 181 crimes, entre os quais torturas, sequestros, estupros e assassinatos, os réus atuavam nos centros de detenção clandestinos Olimpo, Club Atlético e Banco, na capital argentina, onde um total de 1,5 mil detentos circulou.

Dos réus, dez foram membros da Polícia Federal; um, agente do Serviço Penitenciário Federal; dois, agentes da polícia estrangeira; três, membros do exército e um, agente civil de inteligência. Entre eles está o policial Julio Simón, um dos condenados à prisão perpétua. Conhecido como "El Turco", ele costumava estuprar prisioneiras na frente dos maridos. Simón dizia que “não era um monstro” e cometia a violência sexual "pela pátria".


A notícia continua no Opera Mundi

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Comemoram 50 anos da Frente de Libertação vietnamita

Hanói, 20 dez (Prensa Latina) O presidente do Vietnã, Nguyen Minh Triet, destacou os valiosos contribuintes da Frente Nacional de Libertação do Vietnã do Sul à reunificação do país em ocasião do cinquentenário de sua fundação.

Minh Triet reiterou a eterna gratidão de todo o povo aos combatentes caídos e a consagração demonstrada na luta pela independência e a liberdade nacional em um ato ao efeito realizado em Cidade Ho Chi Minh.

Faz 50 anos, em 22 de dezembro, no meio de uma intensa luta pela independência, foi criado a Frente Nacional de Libertação Nacional do Vietnã do Sul, organização que existiu até a reunificação da nação depois da derrota dos invasores estadunidenses em 1975.


Em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Conto de Natal – Maria e José na Palestina em 2010

por James Petras

Os tempos eram duros para José e Maria. A bolha imobiliária explodira. O desemprego aumentava entre trabalhadores da construção civil. Não havia trabalho, nem mesmo para um carpinteiro qualificado. Os colonatos ainda estavam a ser construídos, financiados principalmente pelo dinheiro judeu da América, contribuições de especuladores de Wall Street e donos de antros de jogo.

"Bem", pensou José, "temos algumas ovelhas e oliveiras e Maria cria galinhas". Mas José preocupava-se, "queijo e azeitonas não chegam para alimentar um rapaz em crescimento. Maria vai dar à luz o nosso filho um dia destes". Os seus sonhos profetizavam um rapaz robusto a trabalhar ao seu lado… multiplicando pães e peixes.

Os colonos desprezavam José. Este raramente ia à sinagoga, e nas festividades chegava tarde para fugir à dízima. A sua modesta casa estava situada numa ravina próxima, com água duma ribeira que corria o ano inteiro. Era mesmo um local de eleição para a expansão dos colonatos. Por isso quando José se atrasou no pagamento do imposto predial, os colonos apropriaram-se da casa dele, despejaram José e Maria à força e ofereceram-lhes bilhetes só de ida para Jerusalém.

Vejam o conto completo em PATRIA LATINA

Liu Xiaobo merece o prêmio Nobel da Paz?

O governo chinês cometeu a bobagem de transformar Liu Xiaobo em mártir Ele nunca deveria ter sido preso, mas os políticos que compõem o comitê do Nobel, liderados por Thorbjorn Jagland, ex-primeiro ministro trabalhista, quiseram dar uma lição a China e, para isso, fecharam os olhos para os pontos de vista de seu herói. En tre outras coisas, Xiaobo defende as guerras da Coréia, do Vietnã e do Iraque e sustenta que a tragédia da China é não ter sido colonizada ao menos durante 300 anos por uma potência ocidentral ou pelo Japão. O artigo é de Tariq Ali.


Vejam mais detalhes em CARTA MAIOR

Os protestos de Anonymous pelo Wikileaks são como protestos de rua

Richard Stallman argumenta que os protestos de "Anonymous" na internet contra MasterCard e Amazon, por bloquearem as contas da ONG Wikileaks, não são hacking nem cracking: são os equivalentes eletrônicos dos protestos de rua:

SIGA A LIGAÇÃO PARA LER O TEXTO (EM INGLÊS): The actions against MasterCard and Amazon are not 'hacking'. People are just finding a way to protest in a digital space

Resistência apela a governos no mundo que mantenham atenção sobre Honduras

A Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), fez um apelo, nesta sexta-feira, aos governos no mundo e aos organismos internacionais de direitos humanos, a que "prestem atenção ao que sucede em Honduras, onde a vida e a integridade humana são desrespeitadas sistematicamente".

A Frente, denunciou a ofensiva militar que o regime de Porfirio Lobo executa contra as comunidades camponesas na região do Bajo Aguán, no departamento de Colón e em Zacate Grande no litoral do Pacífico.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

DDHH na Colômbia, panorama desolador: 38.255 desaparecidos em 3 anos, 41 sindicalistas assassinados em 2010...

O desaparecimento forçado na Colômbia, segundo associações de vítimas ultrapassa os 250.000 desaparecidos nas duas últimas décadas... Em 2010 foram assassinados 41 sindicalistas.

Em meio a uma crise generalizada, especialmente aprofundada nos oito anos de governo de Uribe Vélez ( e a continuidade de sua política pelo seu sucessor Santos), neste 10 de dezembro celebrou-se na Colômbia o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Aos 62 anos transcorridos desde a declaração Universal desses direitos e a 60 anos de haver estabelecido este dia como data comemorativa todo ano, o panorama nesta matéria no país não pode ser mais desolador, pelo que não houve nada o que celebrar e muito a denunciar.

Para citar alguns dados, nos dois períodos de Uribe ocorreram 4.293 violações aos direitos fundamentais dos trabalhadores sindicalizados, entre os que se encontram: 2.513 ameaças, 528 assassinatos, 33 desaparecidos, 534 deslocamentos forçados, 295 detenções arbitrárias e 231 fustigamentos, entre outras estatísticas oferecidas pela Escola Nacional Sindical. Durante o ano de 2010 foram assassinados 41 sindicalistas.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

Yoani Sánchez pidió a subsecretaria de Estado tener acceso a compras on line, revela Wikileaks (+ Video)

En una visita que realizara a La Habana en septiembre de 2009 para dialogar sobre el restablecimiento del correo directo entre Cuba y Estados Unidos, la subsecretaria de Estado adjunta para Latinoamérica Bisa Williams debió haberse sorprendido con la solicitud que le hiciera la bloguera Yoani Sánchez: levantar la restricción que le impide hacer compras por Internet.
(...)
La insólita revelación aparece en un cable filtrado por Wikileaks, que publicó este domingo el sitio estadounidense Along the Malecon.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

domingo, 19 de dezembro de 2010

Arizona: a xenofobia de Estado e o negócio privado multimilionário de encarcerar imigrantes

David Brooks
Adital


Empresas da indústria privada carcerária elaboraram e impulsionaram a lei anti-imigrante do Arizona para gerar lucros multimilionários com o negõcio de encarcerar imigrantes, revelou hoje National Public Radio em uma ampla investigação jornalística, negócio que se tenta repetir em outros estados do país.

A lei que tem provocado a maior controvérsia sobre migração e racismo contra latinos, tanto nos Estados Unidos como no México, pode ter o efeito de enviar a dezenas de milhares de não-documentados à prisão, o que poderia gerar centenas de milhares de dólares de lucros para as empresas de cárceres privadas que se encarregam de alojar as vítimas da lei, informou NPR.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Para onde vai a Europa?

Sami Nair

Depois da Grécia, a Irlanda. E depois, provavelmente, Portugal. Na sequência, não sabemos. O que é certo é que vários países estão ameaçados pelos mercados. A Espanha já está sob a alça da mira. Mas com o devido respeito pelos demais, o caso da Espanha é diferente. Trata-se da quarta economia da Europa (12% do PIB europeu) e é um peso pesado da política europeia. A dívida espanhola é três vezes superior à grega, seu déficit está, há dois anos, em torno de 10% do PIB, e o desemprego, que atinge todas as faixas de idade, está acima dos 20%. Se a Espanha recorrer ao fundo de resgate europeu, isso abriria também, de maneira inevitável, o caminho para ações especulativas contra Itália e França, o que significaria um giro decisivo para a Europa.

O paradoxo é que a estratégia europeia de saída da crise mundial (desregulamentação do mercado de trabalho, deflação salarial, desemprego estrutural, cortes orçamentários e privatizações) mostra os mercados cada vez mais vorazes. Daqui em diante, eles querem tudo. Essa estratégia, fundamentalmente recessiva, provoca um aumento legítimo das reivindicações sociais e políticas e dá lugar a perguntas que começam a ser formuladas espontaneamente pelas opiniões públicas. Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia, expressa assim esse estado de ânimo: “Para Atenas, Madri ou Lisboa, se colocará seriamente a questão de saber se interessa continuar o plano de austeridade imposto pelo FMI e por Bruxelas, ou se, ao contrário, é melhor a voltar a serem donos de suas políticas monetárias” (Le Monde, 23-24 de maio de 2010).

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

SBPC e ABC apresentam propostas ao futuro ministro de C&T

Aloizio Mercadante, confirmado nesta quarta-feira (15/12) como ministro da Ciência e Tecnologia no governo Dilma, terá reunião na próxima semana com o atual titular, Sergio Rezende

Em nome da comunidade científica brasileira, os presidentes da ABC e da SBPC, Jacob Palis e Marco Antonio Raupp, encaminharam ao futuro ministro de C&T, Aloizio Mercadante, propostas de ação para o setor.

O documento reúne 10 pontos considerados como necessários para promover o avanço da ciência brasileira. A íntegra do texto pode ser lida no seguinte link: http://www.jornaldaciencia.org.br/links/Propostas_ABC_SBPC.pdf


Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC



Sai resultado da 32ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) teve a participação de 350 mil jovens estudantes e seus professores

A OBM tem crescido nos últimos anos. Neste ano, participaram 4.651 escolas, sendo 2.770 da rede pública e 1.881 da rede privada de ensino. Veja os resultados da OBM 2010 em:

http://www.obm.org.br/opencms/premiados/2010.html

O Programa Nacional de Olimpíadas de Matemática conta com a colaboração de professores universitários em 155 instituições de ensino superior: eles participam de todas as atividades da OBM, inclusive aquelas referentes à OBM Nível Universitário em atividades de coordenação, divulgação, treinamento de alunos, aperfeiçoamento de professores e aplicação das provas.

(Assessoria de Imprensa da OBM)


Em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Viva Wikileaks! "Sicko" não foi proibido em Cuba

Wikileaks fez ontem algo incrível e publicou um trecho classificado pelo Departamento de Estado que tratava, em parte, sobre mim e meu filme, 'Sicko'.

É uma visão impressionante sobre a natureza orwelliana de como os burocratas do Estado fazem circular suas mentiras e tratam de recriar a realidade (suponho que para satisfazer seus chefes e dizer-lhes o que querem escutar).

A data é o 31 de janeiro de 2008. Apenas uns dias depois que Sicko fora indicado ao Oscar como Melhor Documentário. Isto deve ter enlouquecido alguém no Departamento de Estado de Bush (seu Departamento do Tesouro em seguida havia me notificado que estavam investigando quais são as leis que podia ter violado ao levar três dos primeiros resgatistas do 11 de novembro a Cuba para que recebessem atenção médica que lhes havia sido negada nos Estados Unidos).

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

O jornalista que lançou o sapato em Bush escreveu um livro sobre o sofrimento iraquiano

O jornalista iraquiano Muntazer al Zaidi, que se fez famoso após arrojar há dois anos seus sapatos sobre o então presidente ianque, George Bush, publicou um livro no Líbano "para mostrar o sofrimento do povo iraquiano".

“A última saudação ao presidente George Bush”, é o título da obra deste jovem de 28 anos no qual denuncia a destruição de seu país desde o bloqueio imposto contra o governo de Sadam Hussein em 1991, em represália pela invasão iraquiana do Kuwait.

“Os ianques fomentaram as matanças e os saques” no Iraque após a invasão de 2003, assegura Al Zaidi à agência Efe, enquanto fuma um "narguilé" sentado em um restaurante do sul de Beirute.

El libro se titula "El último saludo al presidente George Bush"

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Revista Eletrônica inTolerância

O LEI - Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP - publica, hoje, com satisfação, o Nº 1, de sua revista eletrônica inTolerância.

Com esta iniciativa inauguramos mais um espaço disposto a acolher ideias no campo das humanidades, com o objetivo de discutir amplamente as problemáticas relativas ao binômio intolerância/tolerância.

A partir de agora, o leitor interessado poderá acessar as páginas de inTolerância através do Portal Rumo à Tolerância.

Convidamos a todos a colaborar com os próximos números desta revista, enviando material, conforme as normas ao final da publicação.

Boa leitura!

Editoria Executiva

inTolerância

Revista Eletrônica LEI/USP
PORTAL RUMO À TOLERÂNCIA

Chávez afirma que impedirá a entrada de novo embaixador americano na Venezuela


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou no sábado que não permitirá a entrada no país do embaixador designado pelos Estados Unidos, Larry Palmer, que voltou a acusar de "desrespeitar" seu governo.

"O senhor Palmer aqui não entra", afirmou Chávez em uma reunião do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), que ele preside, transmitida pelo canal estatal VTV.

"Se vier será preciso agarrá-lo em [o aeroporto internacional de] Maiquetía. [Chanceler] Nicolás [Maduro], dê um café em meu nome e ao, mesmo tempo, 'bye bye', não pode entrar neste país", completou Chávez.


Confira a notícia da France Presse, na Folha.com .

Richard Stallman: “Chrome OS significa perder el control de datos”


En unas palabras recogidas por The Guardian, Richard Stallman vuelve a reafirmar su posición frente a la computación en nube, a días de que se haya lanzado Chrome OS un sistema que, como sabemos, opera exclusivamente en la nube.

Stallman advierte que Chrome OS significa perder el control de datos y que empujará al común de los usuarios a una “computación descuidada” ya que los datos los almacenará y controlará una empresa en sus remotos servidores, llevando documentos e información personal a lugares desconocidos.


Vejam mais detalhes em MUY LINUX

Richard Stallman: “WikiLeaks es un modo de resistencia contra estados que odian nuestras libertades”

Richard Stallman, referente internacional en el activismo de software libre, y el fundador del Free Software Foundation, considera a Julian Assange como un héroe. Pero disputa la utilidad de las últimas filtraciones diplomáticas porque —según Stallman— no revelan ningún crimen y podrían llegar a obstaculizar la libre comunicación en la red.


Vejam a entrevista em USEMOS LINUX

Debian 6.0 tendrá un kernel completamente libre de código propietario


La próxima edición 6.0 –nombre en clave ‘Squeeze’- de la gran distribución GNU/Linux referencia en el sector, contará con un kernel totalmente libre sin código propietario según anuncian desde Debian.


Vejam mais detalhes em MUY LINUX

Declínio e queda do império americano

Quatro cenários para o fim do século americano em 2025

por Alfred W. McCoy [*]
Uma aterragem suave para a América daqui a 40 anos? É melhor não apostar. O desaparecimento dos Estados Unidos, enquanto superpotência global, pode chegar muito mais depressa do que se imagina. Se Washington está convencido que o fim do Século Americano será lá para 2040 ou 2050, uma avaliação mais realista das tendências internas e globais sugere que em 2025, apenas daqui a 15 anos, pode estar tudo acabado excepto a gritaria.

Apesar da aura de omnipotência que a maior parte dos impérios projecta, uma olhadela para a sua história devia lembrar-nos que eles são organismos frágeis. A sua ecologia de poder é tão frágil que, quando as coisas começam a correr mesmo mal, os impérios normalmente esboroam-se com uma rapidez impiedosa: um ano apenas para Portugal, dois anos para a União Soviética, oito anos para a França, 11 anos para os otomanos, 17 anos para a Grã-Bretanha e, com toda a probabilidade, 22 anos para os Estados Unidos, a contar do ano crucial de 2003.


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

A CIA ofereceu multimilionários gastos para defesa legal de contratistas que aplicaram tortura

Quando a CIA decidiu torturar detidos em prisões no estrangeiro submetendo-os às técnicas do submarino, a agência buscou dois contratistas. Estes homens desenharam para a CIA o programa de interrogatórios e também tomaram parte pessoalmente nas sessões de tortura.

Mas para fazer o trabalho, a CIA teve que prometer-lhes uma cobertura de pelo menos 5 milhões de dólares de honorários legais para que eles pudessem se defender em caso problemas futuros, revelaram ex-funcionários dos EE.UU. ao The Huffington Post.

O acordo secreto é a mais generosa proteção oferecida pela agência, inclusive maior que aquela que dá a seus próprios funcionários, assegura o diário digital.

Legenda da foto: "Mike Morice, centro, y otros miembros del grupo "El mundo no puede esperar" realizan una demostración de la técnica del "submarino" fuera del consulado español en Manhattan para instar el enjuiciamiento en España de la presunta participación de funcionarios de la administración Bush en la tortura de sospechosos de terrorismo, Jueves, 23 de abril de 2009 en Nueva York. (Foto AP / Mary Altaffer)"


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

sábado, 18 de dezembro de 2010

EEUU impõe condições extremas em prisão a soldado que supostamente vazou informes a Wikileaks

O soldado Bradley Manning - o suposto “garganta profunda” que haveria tornado possível o intenso vazamento - fez 23 anos nesta sexta-feira. Mas sem muito o que celebrar dentro de sua pequena cela na base militar que os marines tem em Quantico, Virginia, nos arredores de Washington.

Depois de sua detenção em maio passado, o militar tem passado mais de 200 dias sob um regime carcerário de completo isolamento. Até o ponto em que seus defensores começam a falar do equivalente a tortura, denunciando serios problemas mentais e físicos.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

MANCHETES CONVEXAS

'Era Lula contratou 4 Itaipus em energia' (Folha, 18/12/2010)
'Planalto divulga decreto sobre racionamento' (Gazeta Mercantil, 15/05/2001)

LULA, POR STÉDILE

"Um grande líder popular, que começou na luta social e ascendeu ao maior cargo institucional desse país. No governo, apesar das limitações, articulou forças sociais, que conseguiram fazer mais do que a burguesia fez em 500 anos. Mas temos que diferenciar sempre o Lula do governo Lula, que foi um governo de composição de classes e transitório. Faltam ainda mudanças estruturais na nossa sociedade, que somente serão feitas combinando a disputa institucional com as lutas de massa" (João Pedro Stédile; 'Porradão'/IHU; 18-12)

FECHO
Ciclo Lula encerra com um PIB crescendo o dobro do de 2002 para uma inflação 50% menor e uma taxa de desemprego que é a metade da observada então: 5,7% contra 11,7%, respectivamente, segundo o IBGE (Carta Maior;17-12)

(Carta Maior; Sábado; 18/12/2010)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A NASA pisou no tomate arsênico?


Em resumo, é o seguinte. A vida como conhecemos depende, entre outros elementos, de fósforo. Ele entra na composição de cada ser vivo que caminha, voa, rasteja, flutua etc neste planetinha. O que a Nasa diz ter descoberto é uma bactéria que, no lugar do fósforo, utiliza o arsênio, um elemento sabidamente tóxico.
E porque essa descoberta é importante, perguntaria o incauto leitor? Simples: ela ampliaria o leque de condições em que poderemos, um dia, encontrar vida extraterrestre. Afinal, se aqui na Terra há vida baseada em um elemento tóxico, como não será pelo Universo afora?
No entanto, logo após a publicação do estudo, começaram a chover críticas em cima da Nasa. Pesquisadores sérios estão descendo a lenha, apontando falhas de metodologia no estudo. Desde a simples limpeza das amostras até a falta de testes com os equipamentos adequados, que provem mesmo que a tal bactéria sobrevive a base de veneno.
Para piorar, diante da artilharia de importantes pesquisadores externos, a Nasa disse que a imprensa não era “o canal adequado para discutir o assunto”. Oras, para fazer estardalhaço serve?


Leia o texto completo no IDGNow!

Artigo: 2011, o ano em que poderemos dar adeus à liberdade na internet


Este artigo de final de ano é, acima de tudo, um modesto olhar sobre o que vejo e imagino para o futuro. Afinal, estamos prestes a começar 2011, e ao que tudo indica, será um ano decisivo para a Internet e para todo o seu grande potencial livre.

Ao longo de sua história, a Internet tem sido essencialmente livre de regulamentação governamental. Embora existam exceções - alguns países estão trabalhando bastante para controlar o conteúdo online.  

Mas, sem dúvida, tem sido profundo o impacto da Internet sobre a indústria da música e do cinema, jornais, entretenimento, privacidade, transparência de governo (voluntária ou não) e educação.



Confira o texto completo no IDGNow!




Charge do Osval



Charge do Osval em REBELIÓN.ORG

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ignorância e valor na era de Lady Gaga - EE.UU.: pqe. sois t estpds?


Traducido del inglés para Rebelión por Germán Leyens y revisado por Caty R.

Se alguém passa muito tempo com pessoas que pensam, a conversação termina por passar ao tema dos serios problemas políticos e culturais atuais. Como por exemplo: Como podem ser tão descerebrados sistematicamente os ianques? Grande parte do mundo, e numerosos ianques fazem essa pergunta ao ver como a cultura dos EE.UU. cai como um mastodonte espancado que desaba num poço de breu do Pleistoceno.

Uma explicação poderia ser o efeito de 40 anos de polpa industrial de frango frito em abundante óleo e refrigerante Big Gulp de mais de 1 litro. Outra poderia ser a cultura pop, que não é a cultura em absoluto, é claro, mas a mercadológica. Ou poderíamos culpar o autismo digital: Já observaram os simios informáticos no metrô espetando seus artefatos digitais, acariciando suas telinhas de cristal líquido durante horas? Essas crispadas sobrancelhas neolíticas sobre esses olhos vermelhos semicerrados?

Mas uma explicação mais razoável é que: (A) nem sequer sabemos o que estamos fazendo, e (B) nos aferramos a instituições que se dedicam a assegurar que nunca o descubramos.

(...)
Os leitores que duvidem podem fixar-se nas instituições de saúde, as corporações seguradoras, as redes hospitalares, os lobbies dos médicos dos EE.UU.. Entre eles estabeleceu-se um direito perfeitamente legal para tosquiar-nos a você e a mim em milhares de dólares a seu desejo. Que defendamos tão raivosamente seu direito a despojar-nos, apesar de toda a informação disponível na era digital, desconcerta todo o mundo.

(Nota do editor: o parágrafo em negrito é de minha responsabilidade. Não poderia deixa-lo passar em branco, digo, em caracteres normais).

O texto completo pode ser visto em REBELIÓN.ORG

O que não é óbvio e nem ululante

Professor questiona pensamento positivista ainda vigente nas escolas e propõe nova forma de ensinar biologia, química e física.

Por: Thiago Camelo

O ocidente teve lá seus momentos-chave. A construção do pensamento do lado de cá foi abalada, por exemplo, no século 16, quando a unidade política, religiosa e espiritual, a relação da Igreja com o Estado e as demais condições estabelecidas previamente foram questionadas. Isaac Newton e René Descartes lançaram-se em busca de novos modelos investigativos, mais deterministas, que rumaram a passos largos para ideias positivistas de mundo.

Não era apenas nas ciências duras que se vislumbrava um novo mundo. O filósofo Emanuel Kant propunha um diferente olhar sobre a ética dos homens, estabelecendo visões que, grosso modo, corroboravam um comportamento individual que deveria ser condizente com leis pré-estabelecidas pela sociedade. Ou seja: propunha um mundo regido por regras claras.


Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE-SBPC

Crescimento mundial e no Brasil mostra potenciais da energia eólica

Turbinas de várias capacidades sendo instaladas no país vêm sendo instaladas no país.

Entre cinco e 10 anos, a força dos ventos será uma das principais fontes de energia no Brasil. Hoje, há 48 usinas de geração de eólica no país. Juntas, elas geram 867.886 quilowatts (KW), o que representa 0,72% da produção total brasileira. Até aqui, há 82 empreendimentos de fonte eólica outorgados (2.743.231KW) no país e outros 19 em construção (551.800KW).

As usinas eólicas instaladas no país têm várias capacidades de geração e são compradas no exterior, em sua maioria. "Isso traz alguns problemas sérios de adaptação às condições de vento no Brasil", explica o professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais, Ramon Molina Valle, especialista em energia do vento.

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Hubble fotografa uma bolha gigantesca no espaço


O telescópio espacial Hubble captou a imagem de uma espetacular "suntuosidade" espacial em nossa galáxia vizinha, a Grande Nuvem de Magalhães.

O que parece uma gigantesca bolha celestial é na realidade um campo de gás formado após a explosão de uma supernova há quatro séculos.

O fenômeno foi fotografado durante uma série de observações ocorridas entre os anos 2006 e 2010.

A delicada estrutura, fotografada pelo telescópio da NASA e da Agência Espacial Européia (ESA, por sua sigla em inglês), parece flutuar serenamente nas profundezas do espaço, mas esta calma aparente esconde uma grande atividade interior e um passado repleto de violência.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Governo Lula termina com aprovação recorde, diz CNI/Ibope

BRASÍLIA (Reuters) - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva termina com avaliação positiva recorde, e a maioria da população espera uma administração ótima ou boa da presidente eleita Dilma Rousseff, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira.

A avaliação positiva de 80 por cento obtida pelo atual governo em dezembro ultrapassou o recorde anterior, registrado em setembro, de 77 por cento, segundo o gerente-executivo de pesquisas da CNI, Roberto da Fonseca.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Emboscada de guerrilha comunista deixa 10 soldados mortos nas Filipinas

Dez soldados filipinos morreram em uma emboscada da guerrilha comunista Novo Exército do Povo (NEP) quando retornavam a seu acampamento para cumprir a tradicional trégua de Natal, que pelo pacto acordado começa amanhã, indicaram fontes militares nesta quarta-feira.


O ataque do NEP na ilha de Samar, no leste do arquipélago, aconteceu na terça-feira, menos de 48 horas antes de entrar em vigor o cessar-fogo estipulado entre o Exército e a guerrilha há duas semanas.




A notícia da EFE, está disponível no UOL

Michael Moore oferece a Wikileaks sua web, servidores e domínio

O diretor de cinema ianque Michael Moore ofereceu à página web Wikileaks a assistência de sua página, seus servidores, seus nomes de domínio e "tudo" o que possa proporcionar-lhe e ainda se mostrou agradecido pelo "serviço público tão importante" que está realizando a organização encabeçada por Julian Assange.

O objetivo é "manter o Wikileaks vivo e próspero enquanto segue trabalhando para expor crimes que se tramaram em segredo e se cometeram em nosso nome e com nossos dólares destinados a impostos", explica num artigo publicado nesta terça-feira no blog ianque sobre temas políticos "Daily Kos".


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

WikiLeaks / El Parlamento de Islandia estudia demandar a VISA y MasterCard

La Mesa del Parlamento de Islandia ha convocado esta tarde una reunión para estudiar medidas contra Visa y MasterCard por impedir hacer donaciones a WikiLeaks. En concreto la Comísión de Moral Pública exigirá explicaciones a las delegaciones de Visa Islandia y la empresa Borgun para advertirles que cualquier bloqueo puede significar una suspensión como intermediarios de pagos de la administración.

También los partidos políticos islandeses han advertido a Visa y MasterCard. Hace escaso minutos representantes de la principal asociación de consumidores, Amnistía Internacional y Kristinn Hrafnsson desde Londres por videoconferencia iniciaban la reunión que supone un claro aviso a estas dos empresas a las que hoy Julian Assange, a través de su madre, ha atacado al considerarlas “meros instrumentos de la diplomacia estadounidense.”

Vejam mais detalhes em NACIÓN RED

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FED MANTEM JURO ENTRE ZERO E 0,25% REVOADA ESPECULATIVA

capitais especulativos continuarão migrando para mercados de commodities, o que afeta o custo dos alimentos e a inflação; intensificam também a busca pelos mercados emergentes, sobretudo aqueles que aliam crescimento robusto e taxas de juros elevadas, caso do Brasil (PIB de 7,5% e Selic de 10,75%). Ingresso excessivo de capitais valoriza o Real, encarece as exportações brasileiras e barateia importações. Cadeias fabris sofrem erosão como resultado da substituição de insumos nacionais pelos importados, mais baratos. Efeito por enquanto é limitado; grosso das importações é de máquinas e equipamentos para aumentar capacidade instalada e melhorar a produtividade. Mas o tempo conspira contra a produção local. Redução de juros e controle de capitais formam o núcleo duro da agenda alternativa para 2011. Ortodoxia defende, primeiro, corte de gastos públicos para reduzir necessidade de captação de recursos pelo Estado. Alega que assim os juros caem naturalmente. O fato, porém, é que as despesas com juros estão entre os maiores dispendios do Estado, cerca de 6% do PIB. Queda de um ponto na Selic já redundaria em corte siginificativo nas despesas públicas -- no item de pior qualidade, que alimenta o rentismo.

(Carta Maior, 15-12)

Direitos Humanos


“Viver é mais que sobreviver, é ter oportunidade de uma existência digna”

Brasília/DF - O atual governo se reconhece como parte da travessia para sanar feridas provocadas por direitos violados, conquistas reprimidas e reparações postergadas, afirmou o presidente Lula nesta segunda-feira (13/12), na cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Direitos Humanos e assinatura do encaminhamento ao Congresso Nacional da Convenção Internacional para a proteção dos direitos humanos dos trabalhadores migrantes, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
 
Para o presidente, os ativistas em direitos humanos “encarnam a força, a persistência e a coragem do movimento social brasileiro”, grande responsável para alcançar o ambiente de “irrestrita democracia política” que o País vive hoje. Lula lembrou que em um passado não muito distante, militantes de movimentos sociais e lideranças populares arriscaram a própria vida para defender direitos coletivos e individuais que hoje estão assegurados e sobre os quais existe um amplo consenso. (...)
-Leia mais Clicando Aqui


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ministério da Defesa e Microsoft fecham parceria na Região Norte

Comunidades de seis estados da Região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima) receberão os centros integrados de Desenvolvimento Regional (CIDR). O projeto, lançado nesta segunda-feira, 13/12, pelo Ministério da Defesa terá como base 30 pelotões especiais de Fronteira, que receberão 300 computadores destinados a programas de inclusão digital, tele-ensino e ações de cidadania.

A ideia é incentivar o aperfeiçoamento dos professores e também do reforço escolar de estudantes por meio do ensino a distância e de mídias digitais. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, alerta que,em muitas comunidades, os pelotões especiais de Fronteira são a única presença do Estado na região.



(...)


Os computadores foram doados pelo Tribunal Superior do Trabalho e a parte de software e tecnologia caberá à Microsoft. “Vamos entrar com essa parte de currículo para a capacitação dos professores”, disse o diretor de assuntos corporativos da Microsoft, Rodolfo Fucher, acrescentando que o investimento feito pela empresa será em torno de R$ 400 mil.




O texto completo está no Convergência Digital

domingo, 12 de dezembro de 2010

WikiLeaks divulga documentos diplomáticos sobre o Vaticano

O Vaticano expressou “preocupação” neste sábado por conta da divulgação pelo WikiLeaks de documentos confidenciais da diplomacia americana, após virem à tona telegramas que mencionam a Santa Sé.

Os telegramas falam sobre a suposta relutância do Vaticano em ajudar investigadores irlandeses nas apurações sobre abusos sexuais cometidos por padres católicos no país. Também falam do papel diplomático da Santa Sé, que supostamente ajudou a mediar a libertação de marinheiros britânicos detidos no Irã.

Leia MAIS.

Ladrões e assassinos - MPF moveu ação civil contra Tuma, Maluf e legista por ocultação de cadáver

26/11/09 – ACP pede a responsabilização pessoal dos réus pelo desaparecimento de militantes políticos, em São Paulo, durante a Ditadura; em outra ação, universidades e legistas são acusados de demora indevida para identificar vítimas da vala de Perus.[...]

Na ação civil sobre as ocultações de cadáveres, o MPF pede que seja declarada a responsabilização pessoal de cinco autoridades da época: do delegado Romeu Tuma, atualmente senador por São Paulo, que foi chefe do Departamento Estadual de Ordem Política e Social, o Dops, entre 1966 e 1983; do médico legista Harry Shibata, ex-chefe do necrotério do Instituto Médico Legal de São Paulo; dos ex-prefeitos de São Paulo, Paulo Maluf (gestão 1969-1971), atualmente deputado federal, e Miguel Colasuonno (gestão 1973-1975), e de Fábio Pereira Bueno, diretor do Serviço Funerário Municipal entre 1970 e 1974.[...]

Paulo Maluf ordenou a construção do cemitério de Perus, projetado especialmente para indigentes e que tinha quadras marcadas especificamente para os “terroristas”. O projeto original do cemitério previa um crematório, mas a prefeitura desistiu após a empresa contratada ter estranhado o plano, que não previa um hall para orações, por exemplo. LEIA NA PÁGINA DO MPF.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Mídia Livre terá espaço no RS


Tarso concede entrevista a blogueiros e anuncia Secretária de Comunicação

Porto Alegre/RS - O governador eleito do RS, Tarso Genro, já declarou que pretende implantar no Estado projetos que foram bem-sucedidos a nível federal. No dia 24 de novembro, o presidente Lula recebeu blogueiros no Palácio do Planalto. Nesta sexta (10), foi a vez de Tarso Genro receber cerca de vinte blogueiros gaúchos (foto acima). No encontro, o futuro governador gaúcho anunciou Vera Spolidoro como secretária de Comunicação e Inclusão Digital.
Por cerca de uma hora e meia, o governador eleito foi questionado sobre temas como a renovação do Cais do Porto e a criação de um Conselho de Comunicação. “É importante para sociedade ter uma ferramenta para nortear os veículos de comunicação, não para cercear a liberdade de informação. Ao mesmo tempo que esse projeto é criticado pela grande mídia, não vejo na imprensa um movimento em defesa do criador do Wikileaks, que forneceu informação de forma gratuita a jornais e agora sofre perseguição sistemática”. (..)  -Leia mais Clicando Aqui

Wikileaks: Com ajuda de José Serra, americanos de olho no pré-sal

Petrolíferas estrangeiras temiam atraso na produção. Petrobras buscou adiar leilões da ANP

Telegramas sobre perspectivas de negócios no pré-sal, enviados ao governo americano por funcionários do Consulado dos EUA no Brasil, entre 2008 e 2009, revelam "uma aparente" estratégia da Petrobras de adiar os leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para assegurar a dianteira em futuras licitações de blocos do pré-sal e o receio de empresários americanos com eventuais atrasos na produção petrolífera dos novos campos. Segundo os executivos, isso poderia levar o governo a obrigá-los a vender sua produção à Petrobras para garantir a segurança energética do país. Os documentos, obtidos pelo GLOBO, mostram ainda que as descobertas de grandes reservas nessa região trariam ganhos políticos para a então provável candidata do governo à presidência, Dilma Rousseff.

"Se Dilma Rousseff de fato concorrer para a presidência em 2010, é possível que esses desenvolvimentos de (campos) de petróleo e gás, combinados com os projetos de infraestrutura planejados em larga escala pelo governo, estimulem sua candidatura", disse a então cônsul-geral dos EUA no Brasil, Elizabeth Lee Martinez, em documento escrito após a revelação, pelo diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, de que a área de Carioca, no pré-sal da Bacia de Santos, tinha mais de 33 bilhões de barris de petróleo. A afirmação, feita em abril de 2008, causou desconforto entre executivos da Petrobras e na própria ANP na época, pois as estimativas não haviam sido certificadas.


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DA PRESIDENTE DILMA


Sistemas de ensino vivem crise em todo o mundo, avalia especialista

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgados esta semana, mostram que muitos países considerados referência em qualidade de educação não conseguiram melhorar o desempenho ou até mesmo pioraram – como o Reino Unido, a Holanda, França e Austrália. Para o especialista em educação e ex-representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil Jorge Werthein, os números mostram que “todos os países estão enfrentando uma crise em qualidade de educação”.

A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. Em 2009, participaram 65 países. O Brasil, apesar de ter melhorado seus resultados, ficou em 54° lugar. A média dos países-membros da organização ficou inalterada.

Vejam mais detalhes em AGÊNCIA BRASIL

CD-Rom vai mostrar aos estudantes história das vítimas da ditadura

A história de 394 mortos e desaparecidos durante a ditadura militar (1964-1985) será conhecida dos estudantes do ensino médio de todo o Brasil. O relato está em um CD-ROM, elaborado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que será distribuído pelo governo federal para oito mil escolas públicas.

Montado a partir dos arquivos do projeto Direito à Memória e à Verdade, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e outros documentos e com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CD-ROM conterá mais do que a biografia dos perseguidos políticos. Abordará também a criatividade da cultura brasileira no períodoque vai de 1962 a 1985.

Trezentas canções - Através do material, professores e estudantes conhecerão melhor o contexto histórico e cultural do período com acesso a quatro mil fotografias e ilustrações. E mais trechos de 300 canções e filmes que remetem o espectador/ouvinte para uma viagem no tempo circulando por três décadas da história do país, desde o governo constitucional de João Goulart, passando pelo golpe militar, a consolidação do autoritarismo até o retorno da democracia.

Vejam mais detalhes em BRASILIA CONFIDENCIAL

Pascual Serrano: "O divórcio entre a realidade e o que chega às mídias é abismal"


O escritor e jornalista Pascual Serrano é assessor editorial da cadeia latino-americana TeleSur e colabora no Le Monde Diplomatique, além de co-fundador de Rebelión. Seu último livro, Desinformación. Cómo los medios ocultan el mundo (Ed. Península), chegou a cinco edições, apesar do apagão que supõe as zero resenhas que tem publicado as grandes midias espanholas.

P: Como surge este livro sobre a manipulação nas mídias?
R: Este livro surge depois de dois anos de trabalho na Telesur, de onde eu chego como diretor editorial com objetivo, chamemo-lo assim, de explicar o mundo. TeleSur é um canal internacional de notícias promovido por vários paises latino-americanos. Me dei conta de que tanto os padrões mentais dos jornalistas como o que chegava pelas agencias não servia para explicar a política internacional e então disse a mim mesmo que não se parecia com o que sucede no mundo e além disso não se sustenta. Tudo isso que quis fazer na TeleSur, que era entrevistar analistas especializados, buscar bibliografias muito especializa de determinadas questões complexas, buscar fontes originais, testemunhos de primeira mão, não estar submetido a pressões ou interesses, tudo isso levou ao livro e pude comprovar enquanto o desenvolvia como o divórcio entre a realidade, segundo contavam os conhecedores do Afeganistão ou da Colômbia, e o que realmente chegava às mídias era abismal; era algo que eu já imaginava. Tratava-se de tentar demonstrar de um modo sério e rigoroso essa tese que tantas vezes temos comentado para a qual fazia falta repassar ao mundo nos últimos anos, percorrer os cinco continentes e preencher as 600 páginas.

Vejam a entrevista em L'INFORMATIU