sexta-feira, 19 de março de 2010

Ante o caso de Jon Anza

Há uma larga tradição no atual Estado espanhol, para não eximirmos do que procede o principal de suas instituições repressivas, o franquismo, de maus tratos, torturas, sequestros e assassinatos, em síntese de guerra suja, de atividades criminosas e contra os mais elementares direitos humanos.

Essas são umas praticas habituais que adquirem uns perfis mais bestiais quando são utilizadas contra os movimentos sociais e politicos que questionam o atual estado de coisas.

No caso da repressão contra o movimento popular basco, a chamada guerra suja alcança cotas absolutamente antagonicas com o que as pessoas normais entendem por um estado democrático e de direito, desenhando o que o regime atual realmente é: um sistema pós-franquista que mantem elementos fundamentais daquele que procede, sem que tenha havido a menor depuração de seus elementos, metodos e emaranhados institucionais orientados à repressão política e social.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Um comentário:

José Elesbán disse...

Complicada esta notícia do La Haine, mas pelo que entendi este Jon Anza era um militante independentista basco, que apareceu morto em Toulouse, isto é, na França, e a polícia francesa deve investigar a morte.
Pode até ser que as Forças de Segurança do estado espanhol seja o responsável pela morte, mas parece um pouco prematuro afirmar isso sem nenhuma dúvida.
Via Google, encontrei este blog, em português, que fala de independentistas bascos e do conflito vivido naquele canto do que ainda é o estado espanhol.