sexta-feira, 26 de março de 2010

Petróleo põe Amazônia Peruana em Risco

A exploração de petróleo na região da Amazônia peruana deve ser vista com cautela. Nos últimos anos, a atividade acelerou o número de concessões em áreas de delicada questão ambiental ou indígena, e levanta dúvidas sobre a sustentabilidade dos processo. O alerta vem de estudo realizado pela Universidade Autônoma de Barcelona.


De acordo com o levantamento “A second hydrocarbon boom threatens the Peruvian Amazon: trends, projections, and policy implications”, as análises apontam para um crescimento acelerado no número de áreas de exploração de petróleo e gás, que ameaçam a região, as populações indígenas e áreas de deserto.


Além disso, cerca de 60% das propostas de terras indígenas foram afetadas por concessões de hidrocarbonetos no ano passado. Ainda, segundo o texto, cerca da metade de todas as áreas indígenas estabelecidas legalmente na área amazônica do Peru possui concessões de exploração.


Continue lendo na comunidade do blog do Luís Nassif.


Um comentário:

José Elesbán disse...

Uma curiosidade:

"Um dos exemplos citados no estudo é a negativa do Equador em explorar suas áreas amazônicas a fim de evitar esses impactos, buscando alternativas para compensar a perda financeira acarretada pela não extração de petróleo nesses três campos."