segunda-feira, 10 de maio de 2010

Os petroleiros brasileiros começam a ser entregues

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (7), no Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape (PE), do lançamento do primeiro navio petroleiro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

É também o primeiro navio petroleiro construído no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras em mais de 13 anos. O Promef é um projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O petroleiro, que vem sendo considerado uma marco na retomada da indústria naval brasileira, tem 274 metros de comprimento, capacidade de transportar 1 milhão de barris de petróleo e foi encomendado pela Transpetro, empresa de logística e transporte do grupo Petrobras. O custo foi de R$ 300 milhões.

A embarcação será batizada com o nome de João Cândido em homenagem àquele que ficou conhecido como Almirante Negro ao liderar a Revolta da Chibata, movimento iniciado no Rio de Janeiro em 1910, contra a aplicação de castigos físicos a marinheiros. O filho de João Cândido deve participar do evento.


Continua no blog do Luís Nassif.


4 comentários:

José Elesbán disse...

Em tempos de FHC a Petrobrás se equipava em estaleiros da Coréia do Sul, de Cingapura, ...

Claudinha disse...

Lembro de uma das vindas do então candidato Lula para a eleição de 2002, ele falando que iria recuperar a indústria naval e aí está mais uma promessa cumprida! Evidentemente, no segundo mandato, mas não se desenvolve um projeto desta magnitude, depois de 8 anos de governo neoliberal, entreguista e lesapátria do FHC-PSDB-PIG.

Jeca Tatu disse...

O pior é que ainda por cima deram o nome de João Cândido ao petroleiro. A marinha e os brancos devem estar morrendo de ódio. Onde já se viu dar o nome de um negro a qualquer coisa? Só mesmo alguém da ralé para fazer isso.

zejustino disse...

Esse exemplo é mais um para os privateiros entreguistas tucanos-pefelistas (ou demo-tucanos, é tudo a lesma lerda mesmo) sair arrotando por aí que é a "continuidade" do (des)governo deles.

Então, tá! Todos os dicionários de português brasileiro terão que sofrer "upgrade". Doravante, teremos que mudar o significado de "continuidade", "cheiroso", "gestão", "ética" e, principalmente "social-democracia" (sugiro "fascismo perfumado"). Esses serviçais do império são tão rasteiros que conseguem corromper até a lingua pátria.