Com 99% das urnas apuradas, o candidato governista Juan Manuel Santos foi eleito o novo presidente da Colômbia neste domingo, obtendo 69% dos votos contra 27,5% de seu adversário do Partido Verde, Antanas Mockus.
A maioria dos colombianos que foram às urnas optou pela continuidade das políticas do presidente colombiano Álvaro Uribe, que deixará o governo em agosto, após oito anos.
Ex-ministro da Defesa de Uribe, Santos foi eleito com pouco mais de 9 milhões de votos no segundo turno.
Pouco após a divulgação dos resultados, Mockus reconheceu a derrota e disse que seu partido terá uma relação de independência com o novo governo.
A notícia continua na BBC Brasil.
Uma outra notícia: "Fenômeno Mockus" desaparece diante da máquina do governo, do Terra.
Um comentário:
Outro trecho interessante da BBC:
"Para o analista político Ricardo Ávila, a eleição de Santos "é uma vitória do uribismo". Segundo ele, o número de votos conquistados por Santos poderá ampliar sua margem de manobra para tentar governar com "identidade própria".
"Para ele é importante ter mais votos que Uribe, porque sentirá que apesar de ser o sucessor do presidente, tentará imprimir uma identidade própria no governo", afirmou o analista à BBC Brasil.
Uribe foi eleito em 2002 com 53% dos votos e reeleito em 2006 com 62%.
A ONG Movimento de Observação Eleitoral (MOE) disse estar "preocupada" com a abstenção, que pode chegar a 57% do total de eleitores.
"Geralmente em segundo turno a abstenção cai. É a primeira vez que sobe em relação ao primeiro turno", afirmou à BBC Brasil Ariel Ávila, analista do MOE."
Postar um comentário