sábado, 31 de julho de 2010

Maior problemática do fumo está no RS

O estado vive uma situação conflitante tanto do ponto de vista da produção, pois produz 50% do fumo brasileiro, quanto do consumo. O RS também é o estado com maior incidência de câncer de pulmão.

Quem fuma um maço de cigarro por dia, ou seja, 20 cigarros, sofre cerca de 200 impactos cerebrais de nicotina. Pesquisas revelam que nenhuma outra droga age com esta intensidade, provocando os malefícios e lesando quase todos os órgãos. Mas não é só o fumante, seja ele ativo ou passivo, que sofre com as doenças do fumo. O produtor sofre com intoxicações seriíssimas. “A chamada doença da folha do tabaco verde acontece, independente do agrotóxico, quando, no momento da colheita se dá o contato da pelo com a folha úmida do tabaco, ou seja, ocorre um processo de absorção da nicotina pelos poros da pele. Ou seja, a pessoa fuma pela pele uma quantidade muito maior do que do fumante “normal”. E isso provoca náuseas, dores de cabeça, dores musculares, vômito e, alguns casos, desmaio”, exemplifica o pesquisador Amadeu Bonato.

Continue AQUI.

Um comentário:

José Elesbán disse...

Mais um trecho:

"Sabemos que os problemas de saúde causados pelo fumo não se dão apenas nos consumidores, mas também estão presentes na vida dos produtores. Os principais problemas de saúde que existem entre os produtores são o alto uso de agrotóxicos. Estamos aguardando a confirmação por parte de um estudo que analisa os problemas causados a partir da relação entre os agrotóxicos e a nicotina. Há dados que apontam que esse vínculo produz um alto nível de depressão nas pessoas, que levam, inclusive, ao suicídio. "