quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os diarios da guerra do Afeganistão de Wikileaks



Simon Rogers
The Guardian

A revelação de milhares de arquivos da guerra do Afeganistão feita por Wikileaks tem sido um trabalho de jornalismo de dados. Assim foi o que fizemos.

La revelación de miles de archivos de la Guerra de Afganistán hecha por Wikileaks ha sido una labor de periodismo de datos. Con esto fue con lo que lo hicimos.

Consultar o resumo de dados

Seleção do The Guardian dos fatos chaves procedentes dos arquivos do Afeganistão de Wikieleaks: os dados

Dados de Wikileaks dos ataques com artefatos explosivos no Afganistão

Bem, sempre quisemos reportagens baseadas em dados: agora as temos. Em grandes quantidades. Os esperávamos com ansiedade. Os diarios da guerra do Afganistão de Wikileaks representam uma vitória fabulosa do jornalismo sustentado em dados de investigação, não somente para nós, The Guardian , mas também para The New York Times e Der Spiegel .

Também é uma mostra de jornalismo com dados em ação. O que quisemos foi possibilitar que nossa equipe de repórteres especializados extraissem da informação histórias carregadas de humanidade; e nos propusemos analisa-las para desenhar uma imagem global, para mostrar o desenrolar real da guerra.

Tem sido um mês muito atarefado para nós que temos trabalhado com os dados no The Guardian ; assim é como temos chegado até aqui.

Vejam o texto completo com muitos links apontando planilhas, textos e outras referencias em REBELION.ORG


Nenhum comentário: