quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Premiê do Japão faz 1a reunião com cúpula militar

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, se reuniu na quinta-feira com a cúpula militar, antes de uma revisão oficial que pode levar à maior alteração dos últimos anos na política de defesa do país -- incluindo a eliminação de algumas restrições impostas pela Constituição pacifista japonesa, redigida após a derrota na 2a. Guerra Mundial.

Uma comissão de especialistas deve fazer neste mês as recomendações, para serem concluídas até o final do ano. A imprensa diz que o grupo irá sugerir que o país reforce sua capacidade de reação a múltiplos ataques e também reveja sua posição defensiva, excessivamente dependente da dissuasão nuclear norte-americana.


Continue lendo a notícia, da Reuters, no UOL.

Um comentário:

José Elesbán disse...

Outro trecho interessante:

"Pelo artigo 9. da Constituição japonesa de 1947, redigida pelas forças de ocupação dos EUA, o país renuncia ao direito de travar guerras para resolver disputas internacionais e está proibido de manter forças armadas.
Mas o texto tem recebido uma interpretação que acaba permitindo a manutenção de forças armadas ("de autodefesa") maiores que as da Grã-Bretanha, inclusive com atividades no exterior -- como em 2004, quando Tóquio mobilizou soldados para missões de apoio na guerra do Iraque.
A imprensa diz que a comissão consultiva irá propor também que o governo suspenda a proibição de ajudar aliados que sejam atacados, discuta formas de atenuar o veto à exportação de armas e reveja a política que impede o país de ter armas nucleares."