domingo, 10 de outubro de 2010

Debian Women: as mulheres e o software livre. Geek women?

Ezequiel Caridad
punto CyT

Não se trata nem de um fenômeno nem de estilo. Nem sequer de um grupo de feministas. Trata-se de mulheres ávidas pela programação e pela informática em geral, que tem conseguido alcançar lugar em um ambiente praticamente masculino. A programação de sistemas livres e abertos não é tempo e esforço dedicados inutilmente. Converter-se em um desenvolvedor de uma das principais distribuições GNU/Linux pode ser um caminho aberto e até glorioso. Mas, mais difícil ainda, é destacar-se entre tantos homens, e fazer-se respeitar. É sabido por todos nós que o software livre tem crescido muitíssimo nestes últimos anos, com propostas para todos os gostos, sabores e desafios dos usuários. Por sua vez, cresceu a quantidade de distribuições GNU/Linux, de aplicações e projetos, com os quais milhões de pessoas tem começado a perceber que existem alternativas ao software propietário.
(...)
Outros projetos de software livre que envolvem mulheres “A aposta pelo pelo software livre não é uma questão técnica, trata-se de uma aposta política cada vez mais importante..." afirmam em Mulheres na Rede, um movimento pelo software livre, e não sexista. Debian Women não só se limita a um grupo de mulheres, mas podemos encontrar também:

  • KDE Women
  • entre tantos otros otros mas ...
Recursos: Debian Women: http://women.debian.org Debian GNU/Linux: http://www.debian.org Lista de correo Debian Women: http://lists.debian.org/debian-women/ Mujeres en Red: http://www.mujeresenred.net/software_libre/indexsl.html


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Nenhum comentário: