sábado, 31 de dezembro de 2011

O que tem 2011 a ver com a angústia?


Assim foi 2011: terminanos sabedores de que ultrapassamos a Inglaterra; terminamos sabedores (daquilo que todos intuíamos) de que também somos um dos países mais corruptos (... e disso sempre soubemos).
Deus? Filósofos? Antropólogos? Cientistas? O Escambau? Ninguém, mas ninguém mesmo, foi capaz de fazer o necessário: ruptura! Uma ruptura real com a "modernidade" e com todos os sistemas criados nela e por ela. Muito papo, muito livro, teorias, cada qual inventando a sua para "interpretar"... Muito encontro, congresso, muito "mais dos mesmos". Saída, que é bom, nenhuma... Nunca a humanidade teve tanto guru como em 2011. Em todos os campos, principalmente os ligados aos temas da internet, ou da "era digital".
Não costumo ser do tipo que acha que existe "a verdade", mas verdade seja dita: o que a humanidade produziu de 1456 pra cá foi só merda! E por favor não me venham com o argumento de que a ciência produziu qualidade de vida, aumento na expectativa de vida, mais saúde, etc. Basta uma simples pergunta: pra quem, cara pálida?

Confira o texto em O Pensador Selvagem

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Um mundo de torturadores: a crueldade dos Estados

O século XXI segue sendo um mundo de torturadores. Dos 194 Estados integrantes das Nações Unidas, cem deles praticam regularmente a tortura, seja como meio para obter informações ou confissões, seja como metodologia para fazer reinar o terror. Síria, Egito, Argélia, Chile, Argentina, Brasil, Cuba, Estados Unidos, França, Espanha, China, Vietnã, índia ou Rússia: não há continente que esteja livre dessa barbárie. Esta é a vergonhosa conclusão do informe “Um mundo de torturadores”, publicado na França pela organização não-governamental Ação dos Cristãos Contra a Tortura (ACAT).




Continue lendo na Agência Carta Maior

ENSINO PÚBLICO TEM DÉFICIT DE 300 MIL PROFESSORES


Número corresponde a 15% dos educadores em sala de aula; baixo salário é entrave

O ano de 2012 começará com velhos problemas na rede pública de ensino. Estimativa da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação aponta déficit de cerca de 300 mil professores no país - nas redes estaduais e municipais -, número que corresponde a 15% do total de educadores em salas de aula (2 milhões). Salários baixos, falta de educadores no mercado, ausência de planos de carreira e mau gerenciamento do quadro de servidores - muitos estão desviados de função - são apontados como causas da carência. Para amenizar a crise, estados e municípios recorreram a concursos e contratos temporários, e professores passaram a lecionar em áreas diferentes da sua formação.
Hoje o piso nacional do magistério para 40 horas é de R$1.187. Para o Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino do Rio (Sepe), o valor não motiva a permanência na escola. De acordo com o Sepe, em 2012 a falta de professores continuará a ser crônica na rede estadual, que perderá um educador a cada dia útil por exoneração, mantendo a média deste ano. O déficit nas escolas - a maioria de ensino médio -, chegaria a 10 mil profissionais. Na capital, os números são igualmente preocupantes: 5 mil estimados.


Estudante vence Facebook em processo sobre privacidade na Europa

Depois de três meses de investigações, a órgão irlandês de proteção de dados (DPD) decidiu que o estudante de direito austríaco, Max Schrems, tinha razão em seu processo contra violações de privacidade cometidas pelo Facebook. Em outubro, o estudante solicitou um arquivo com todas as suas informações à rede social e recebeu uma cópia que continha mais de 1.200 páginas de dados, inclusive aqueles que ele havia deletado anteriormente.


(...)


"Quando você elimina algo do Facebook, tudo o que acontece é que escondem para que você não veja mais", disse Schrems à agência de notícias EFE. "O Facebook sabe mais sobre nós do que a KGB [polícia secreta da extinta União Soviética] sabia sobre qualquer cidadão comum."




Confira o texto no IG

Último ditador do regime militar argentino é condenado a 15 anos de prisão

O último ditador do regime militar argentino (1976-1983), Reynaldo Bignone, foi condenado a 15 anos de prisão nesta quinta-feira (29/12), por crimes contra a humanidade. A sentença, ditada por um dos Tribunais Orais Federais do país, se deve às prisões ilegais cometidas no centro clandestino de detenção “El Chalet”, dentro de um hospital da Força Aérea argentina.




Continue lendo no Opera Mundi

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Agência divulga primeira imagem do vazamento de óleo na costa da Nigéria


Imagem divulgada pela agência Associated Press nesta terça-feira (27) mostra uma mancha de petróleo nas proximidades do Delta do Rio Níger, na Nigéria, na última segunda-feira (26).
De acordo com a empresa anglo-holandesa Shell, o vazamento de petróleo na costa do país foi amplamente contido.
Cerca de 40 mil barris de petróleo escaparam para o Oceano Atlântico no último dia 20 durante uma operação de rotina para transferir petróleo de uma plataforma FPSO (unidade que produz, armazena e transfere óleo e gás) para um petroleiro.  Para efeito de comparação, no recente acidente da Chevron, na Bacia de Campos, a polícia trabalha com a possibilidade de que até 3 mil barris tenham sido derramados.

Leia mais no G1

Israel: Menina vítima de judeus ultra-ortodoxos

A israelita Naama Margolese, de apenas 8 anos, é submetida, diariamente, a insultos e perseguições por parte de elementos da comunidade judaica ultra-ortodoxa.


A menor revelou ter medo de ir para a escola porque é alvo constante de agressões e chegou a ser já apedrejada. Os actos são justificados, de acordo com a imprensa israelita, pelo vestuário utilizado por Margolese, demasiado ousado para os cânones.

O caso de Naama chama, uma vez mais, a atenção ao abuso e à segregação das mulheres na comunidade judaica.





Você aguenta uma jornada de 24 horas de trabalho?

Estava demorando para acontecer, mas o que é, provavelmente, a primeira libertação de escravos em colheitas mecanizadas do Brasil foi registrada no Estado de Goiás, município de Goiatuba. Ao todo, 39 pessoas que operavam máquinas para o corte da cana cumpriam jornadas de 24 horas ininterruptas, que, somadas às 3 horas do percurso até o local, totalizavam 27 horas de trabalho. Ou seja, isso não era exceção, como em um dia de fechamento ou final de prazo no escritório. Isso era o padrão do dia-a-dia.




Leia mais no Blog do Sakamoto

Guerra contra o tráfico no México já matou mais de 60 mil pessoas

O combate ao narcotráfico no México já deixou um saldo de 60.402 mortos durante os últimos cinco anos, de acordo com estimativas da revista mexicana Zeta. Conforme apurou a publicação, esse número se refere a 75% do total de assassinatos registrados pelo Sistema Nacional de Informação do México. De dezembro de 2006 a outubro de 2011, foram 80.107 homicídios no país.




Continue lendo no Opera Mundi

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Charge do Maringoni

Charge do Maringoni
vista no blog BRASIL! BRASIL! de 28.12.2011

Cristina Kirchner tem um tumor maligno na tiróide e será operada no dia 4


Um carcinoma papilar foi detectado no lóbulo direito da presidente argentina Cristina Kirchner, que deve ser operada no dia 4 de janeiro, informou nesta terça-feira (27/12) o secretário de Comunicação da Casa Rosada, Alfredo Scoccimarro.

"Foi detectada a existência de um carcinoma papilar no glóbulo direito da glândula tiróide. Hoje foi constatada a ausência de comprometimento dos gânglios linfáticos e a inexistência de metástase. A localização da doença se encontra circunscrita à glândula", detalhou o secretário.
Segundo ele, Cristina Kirchner será submetida a uma cirurgia programada para o dia 4 de janeiro, no Hospital Austral, e deve ser internada por 72 horas após a operação. A intervenção deve ser realizada pelo chefe de cirurgia da unidade médica, Pedro Saco.


Mais no Opera Mundi

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

China começa a usar novo satélite de posicionamento global


A China deu mais um passo nesta terça-feira para encerrar sua dependência de satélites norte-americanos para serviços de navegação e posicionamento, ao iniciar um teste operacional do sistema Beidou, desenvolvido naquele país.
Os chineses deram início a um projeto para eliminar sua dependência do Sistema de Posicionamento Global (GPS) norte-americano em 2000, quando colocaram dois satélites experimentais de posicionamento em órbita.
Ran Chengqi, porta-voz do novo sistema, disse a jornalistas que o Beidou -ou "Ursa Maior"- cobrirá a maior parte da região Ásia-Pacífico no ano que vem e, a partir de 2020, terá alcance mundial.
A China já lançou dez satélites para formar a rede Beidou, e planeja lançar outros seis no ano que vem, segundo ele.

Confira a notícia da Reuters, no UOL Tecnologia

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um ano e meio depois, Guiné-Bissau sofre nova tentativa de golpe de Estado


O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Antonio Indjai, confirmou que um grupo de militares tentou dar hoje um golpe de Estado, embora sem sucesso.
Em entrevista coletiva, Indjai ressaltou que as autoridades "neutralizaram" a ameaça e que a situação está já sob controle. "Só posso dizer que há um grupo que quis alterar a ordem constitucional, mas o Estado-Maior das Forças Armadas o neutralizou e a situação está neste momento sob controle", ressaltou logo após se reunir com membros do governo guineano.


Leia mais no Opera Mundi

Estressado, com insônia e depressão? Culpa do smartphone

Segundo o professor de psicologia organizacional da Lancaster University (Inglaterra), Cary Cooper, os usuários devem limitar o tempo que passam usando dispositivos móveis porque eles "entorpecem os sentidos". E checar obsessivamente e-mails e notificações no Facebook podem levar aos mesmos problemas.




Leia mais no Computer World

A internet deve se tornar uma zona não-militarizada


Vejam os fatos.
Primeiramente, os militares de diferentes países estão ocupados criando unidades virtuais exclusivas e “forjando” armas virtuais (por exemplo, EUAÍndiaReino Unido,AlemanhaFrançaUnião EuropeiaOTANChinaCoreia do Sule Coreia do Norte).
Em segundo lugar, casos de espionagem industrial e atos de sabotagem são de conhecimento público (veja as notícias sobre ataques importantes apoiados por estados-nação, como o Stuxnet e o Duqu).
Em terceiro lugar, notícias sobre ataques cuidadosamente planejados estão sendo divulgadas com uma velocidade alarmante (bem, todos temos uma idéia de quem podem ser os vilões por trás deles). Foi até mesmo criado um novo termo para isso: APT (Advanced persistent threat).

Confira a opinião de Eugene Kaspersky (ele mesmo, o dono da fabricante de software anti-vírus) no IDG Now!

Popularidade do Twitter está ligada a mídia tradicional e redes sociais ''reais'', diz estudo


O sucesso do Twitter pode estar ligado mais aos meios tradicionais de comunicação – como jornais, revistas e redes sociais do mundo real – do que à internet propriamente. Um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets) acompanhou o crescimento do microblog logo após seu lançamento e demonstrou que ele se relaciona à proximidade geográfica e socioeconômica dos seus usuários.
De acordo com a pesquisa do MIT, o crescimento da popularidade do Twitter inicialmente ocorreu via usuários “jovens, inovadores e ligados à tecnologia”, principalmente nas cidades de Boston e São Francisco. Em seguida, seguiu uma rota mais “tradicional” de sucesso, se espalhando em pequenas distâncias, ou seja, era dependente da propaganda boca-a-boca, em cidades como Somerville (Massachusets) e Berkeley (Califórnia). Um vídeo mostra a rapidez com que o microblog se espalhou nos Estados Unidos.


Mais no UOL Tecnologia

Reino Unido prepara plano de defesa para proteger Malvinas

O Reino Unido trabalha com a possibilidade de iniciar um novo conflito bélico com a Argentina para "defender" as ilhas Malvinas, no Atlântico Sul, em meio aos crescentes pedidos de militares para deslocar um submarino nuclear para a região, segundo informou hoje o jornal inglês Daily Mail.




A notícia da ANSA está disponível no UOL

PF indicia Chevron, Transocean e 17 pessoas por vazamento no RJ

A Polícia Federal indiciou 17 pessoas e as empresas Chevron e Transocean por conta do vazamento de 2,5 mil a 3 mil barris de óleo ocorrido no início de novembro no Campo do Frade da Bacia de Campos, no norte do Rio de Janeiro. Todos vão responder por crime ambiental, incluindo o presidente da Chevron no Brasil, George Buck.

Do total dos indiciados, 16 são acusados também de falsidade ideológica, pois, de acordo com entrevista do delegado Fábio Scliar ao Jornal Nacional, teriam sonegado informações em depoimentos. O relatório da Polícia Federal está em poder da Justiça e ainda será estudado pelo Ministério Público. Scliar atribuiu o desastre ambiental "à ganância e conduta leviana" dos executivos e funcionários das duas empresas, que, segundo ele, recorrem a perfurações temerárias, com riscos de acidentes.




Mais no Correio do Povo

Natal made in USA: "Papai Noel" armado até a barba (+video)

“Papai Noel”  armado até os dentes. Um clube de tiro do Arizona resolveu brindar este Natal com um presente pouco comum: uma foto familiar com Papai Noel e todo tipo de armas. E a proposta segundo a agencia France Press foi "muito bem recebida". O Clube de Armas de Scottsdale convidou famílias e entusiastas das armas a viver uma "oportunidade única": a de serem imortalizado junto ao Papai Noel e seus rifles e fuzis de assalto.
 Como tela de fundo, além de um papel que imita flocos de neve e o tradicional pinheiro decorado, os participantes podem tirar retratos com uma metralhadora Minigun Garwood avaliada em 80 mil dólares, informa o portal Infobae. Mesmo assim, diz o site, tem a opção de escolher entre outras armas de fogo, que vão desde pistolas a pistolas até um fuzil AR15s modificado, como o utilizado pelo exército ianque.
O Clube de Armas apresentou sua iniciativa "Papai Noel e suas metralhadoras" em 2010, reservada inicialmente só para seus associados, mas a notícia correu como pólvora e umas 200 pessoas se enfileiraram nas portas do edifício para conseguir sua foto.

Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION 


Vejam o vídeo no YOUTUBE (foi bloqueado pela AFP no site de Cubadebate, obviamente )

domingo, 25 de dezembro de 2011

Revista Virtual de Química

 
Confira a publicação editada pela Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Química do Rio de Janeiro.

A Sociedade Brasileira de Química tem mais uma publicação científica - Revista Virtual de Química - indexada as principais bases de dados internacionais. Em menos de três anos a revista foi indexada a SCOPUS da editora Elsevier e ao Science Finder da American Chemical Society.

De acordo com os editores, a boa aceitação da RVq por parte da comunidade brasileira se deve aos seus textos leves e a forma harmônica como  são apresentados. Sem estar engessada em "templates", a publicação oferece aos autores a oportunidade de explicar a seus leitores a gênese do trabalho, sem as amarras da limitação de figuras e imagens, e por isso é eletrônica.

A filosofia dos atuais editores da RVq é resgatar a beleza da ciência química e o prazer da leitura de artigos científicos, fugindo dos jargões que cada vez mais afastam os jovens da ciência. Outra característica da RVq é possuir um corpo de editores que inclui pesquisadores jovens, todos recém-doutores, muito ativos e que participam diretamente da política editorial da revista, arbitrando a qualidade dos artigos depois que estes são aceitos pelos assessores ad-hoc. Renovar é uma das formas de garantir a continuidade da RVq.

Confira no site: http://www.uff.br/RVQ/index.php/rvq.
(Informações da RVq)

Vejam no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Deputados 'anônimos' conseguem jogar lei anticorruptor para 2012

Comissão especial da Câmara planejava votar em dezembro projeto que pune empresa que suborna agente público, mas tentativas de mudar texto forçam relator a negociar. Deputados do PMDB de Roraima e Rondônia tentam descaraterizar lei. Lobbies gostam de usar parlamentares de estados distantes, cujos eleitores são menos influenciados pela mídia do centro-sul.

BRASÍLIA – Ao contrário do que planejara uma comissão especial, a Câmara dos Deputados entrou em recesso nesta sexta-feira (23) sem votar projeto que muda a legislação para tentar efetivamente punir, e com mais rigor, empresas corruptoras. Os planos do relator, Carlos Zarattini (PT-SP), foram atropelados por uma enxurrada de tentativas de mudar a proposta, entre as quais se destacam as de dois deputados do PMDB, eleitos em estados longínquos, que lutam para aliviar para quem suborna.

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

sábado, 24 de dezembro de 2011

Islamitas líbios deslocam-se para a Síria para "ajudar" a revolução

ABC entrevista um grupo de líbios vinculados ao ex-yihadista Belhadj que tinha viajado à Síria para "avaliar" os meios de apoio à insurgência.  

Milhares de mísseis portáteis sem controle na Líbia, denuncia The New York Times

Autoridades ianques manifestaram nesta sexta-feira preocupação pela situação de milhares de mísseis portáteis em mãos de centenas de milícias armadas na Líbia, denuncia nesta sexta-feira o jornal The New York Times.
O periódico cita funcionários que advertem que um grande número desses foguetes estão supostamente desaparecidos e é muito difícil contabilizar sua existência.
Equipes de investigadores trabalham na nação norte-africana para recolher esses artefatos que podem ser empregados contra aviões civis se caírem em mãos de grupos terroristas.
Atualmente está em marcha uma iniciativa de comprar equipamentos dos quais não existe um inventário preciso, indica o Times.
Não encontramos as bases de dados, nada, disse Nicholas A. Spignesi, um funcionário do Departamento de Estado que dirigiu essa ação na Líbia em novembro, acrescenta o jornal.

Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Os rebeldes sírios apoiados por Washington estão sob o comando de um "ex-terrorista" da Al-Qaeda

Explorando o mito da chamada "primavera árabe" e as intervenções da OTAN, tanto oficiais como secretas, Qatar trata de impor dirigentes islamitas onde quer que se lhe apresente a oportunidade.

A investigação que a Red Voltaire realizou no terreno confirma esta última interpretação[1]. Recolhemos testemunhos diretos dos ataques desses grupos armados. As testemunhas afirmam que o sotaque de alguns agressores ao falar a língua árabe os delata como iraquianos, jordanianos ou líbios, e inclusive pashtuns.


Nos últimos meses, diferentes diários árabes favoráveis à administração al-Assad mencionam a infiltração na Síria de 600 a 1.500 homens do Grupo islâmico Combatente na Líbia (GICL), rebatizado desde novembro de 2007 com a solicitação da Al-Qaeda na Líbia. No final de novembro, a imprensa líbia relatou a intenção da milícia de Zintan de prender Abdelhakim Belhaj, companheiro de armas de Osama bin Laden [2] e chefe histórico da Al-Qaeda na Líbia, convertido em governador militar de Trípoli por obra e graça da OTAN [3]. A intenção da prisão ocorreu no aeroporto de Trípoli no momento que Belhaj saía para a Turquia. Posteriormente, vários diários turcos  mencionaram a presença de Abdelhakim Belhaj na fronteira turco-síria.

Vejam o texto original em VOLTAIRENET.ORG ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Nada contra o ministro Orlando

Sem nenhuma prova, apenas com a palavra de um ex presidiário  acusado de  desvios de recursos do Ministério do Esporte, a  revista Veja publicou uma reportagem acusando Orlando Silva de integrar um suposto esquema de desvio de verbas. A imprensa repercutiu o caso, a oposição explorou políticamente e Orlando caiu. O  deputado pelo PCdoB paulista Aldo Rebelo assumiu a pasta e pediu auditoria nos convênios com ONGs.

Vejam mais em REDE BRASIL ATUAL

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Experiência autogestionária numa cidade da Romênia

[Eles não são anarquistas, mas os habitantes da cidade de Limba, na Romênia, não esperam mais nada do governo. Colocaram as mãos sobre sua localidade e se ocupam dela, juntos.]
Em 2007, na cidade de Limba, na Romênia, o campanário da igreja, de 70 anos, estava a ponto de ruir. Os cidadãos fizeram uma lista do material necessário: madeiras, chapas, pregos. Eles igualmente organizaram uma coleta para pagar os artesãos contratados. E depois lhes ajudaram a preparar suas refeições. Depois disso, os cidadãos se deram conta de que precisavam de um caminho mais curto até as terras cultiváveis. O caminho acabava de frente a uma ravina sem ponte, o que os obrigava a fazer uma volta de três quilômetros para chegar aos campos de cultivo. As pessoas se reuniram num domingo. Eles já tinham recuperado o material do antigo CAP (Cooperativa Agrícola de Produção, unidade de produção paysanne da época comunista).
E em um dia construíram a ponte. Em 2011, os residentes se mobilizaram para ajudar uma mulher da vilaque estava entre a vida e a morte. Ela tinha problemas cardíacos, e sem dinheiro para pagar a operação necessária para sua sobrevivência. Ao apelo, de pronto, os cidadãos se reuniram para levantar 2500 euros em uma semana. Em abril, a doente finalmente foi operada e, hoje, está bem. Neste mesmo ano, as pessoas se sensibilizaram e enviaram 11 crianças de famílias pobres para uma colônia de férias por uma semana.   


Vejam o texto completo em A-Infos

Conexões Globais 2.0 no RS

Governador Tarso Genro realiza balanço de governo e lança Conexões Globais 2.0

Porto Alegre/RS - RS Urgente - Dando continuidade a uma prática que vem implementando desde o início de seu mandato, o governador Tarso Genro reuniu-se, ontem à noite, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com um grupo de jornalistas, blogueiros e representantes de movimentos sociais e da comunidade cultural. O encontro teve um duplo objetivo: Tarso fez um rápido balanço de seu primeiro ano de governo e lançou o Conexões Globais 2.0 – Festival Internacional de Cultura Livre, evento que será realizado em Porto Alegre de 25 a 28 de janeiro, dentro da programação do Fórum Social Temático Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental (24 a 28 de janeiro). Também participaram da conversa a secretária estadual de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, e o secretário estadual da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil. (...)
-Leia mais Clicando Aqui

CPI DA PRIVATARIA: AS SIRENES DO SILÊNCIO

"Passados 11 dias desde o lançamento de 'A privataria Tucana', de Amaury Ribeiro Jr,os colunistas de política da Folha --Clóvis Rossi, Fernando Rodrigues, Catanhede e Lo Prete--  mantém um pacto de silêncio e cumplicidade em relação às denúncias de corrupção ali reunidas. A omissão coletiva e deliberada diante do documento político mais explosivo dos últimos anos lança uma suspeita de parcialidade sobre tudo o que já escreveram ou possam escrever sobre o tema que agora evitam. Há casos em que o silêncio jornalístico grita mais do que as sirenes que pretende abafar. Esse é um deles. Como explicarão aos seus leitores a criação de uma CPI, cuja motivação lhes foi sonegada até o último minuto, a exemplo do que fez a Globo na campanha das 'Diretas Já' ,em 1984? Nesta 4ª feira,  o deputado Protógenes Queiróz protocolou o pedido de abertura de CPI sobre o tema, com 185 assinaturas. Reabrir a discussão sobre a alienação do patrimônio público, mas sobretudo, arguir as condições em que isso se deu, que restrições impôs à macroeconomic ado desenvolvimento e a quem beneficiou--  depende agora do PT e da base aliada do governo. Um bom começo seria indagar  os motivos que levaram 19 mandatados pelo PT a não assinarem o requerimento da CPI. Para facilitar o debate entre eles e seus eleitores, publicamos a lista com seus nomes e respectivos endereços eletrônicos no 'Blog das Frases'."
 

(Carta Maior;5ª feira; 22/12/ 2011)

O perfeito imbecil politicamente incorreto


No Brasil, é aquele sujeito que se sente no direito de ir contra as idéias mais progressistas e civilizadas possíveis em nome de uma pretensa independência de opinião. Saiba como reconhecê-lo.

Por Cynara Menezes


Em 1996, três jornalistas –entre eles o filho do Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, Álvaro –lançaram com estardalhaço o “Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano”. Com suas críticas às idéias de esquerda, o livro se tornaria uma espécie de bíblia do pensamento conservador no continente. Vivia-se o auge do deus mercado e a obra tinha pcomo alvo o pensamento de esquerda, o protecionismo econômico e a crença no Estado como agente da justiça social. Quinze anos e duas crises econômicas mundiais depois, vemos quem de fato era o perfeito idiota.

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

São Paulo também terá sua Comissão da Verdade


A Assembleia Legislativa de São Paulo criou um grupo para investigar os crimes da ditadura militar no Estado e fornecer informações à Comissão Nacional da Verdade.
A comissão será composta por cinco deputados estaduais e terá dois anos para apresentar um relatório sobre casos de torturas, mortes e desaparecimentos de militantes que se opuseram ao regime.
Devem ser convocados a depor ex-presos políticos e agentes que atuaram em órgãos da repressão, como a Oban (Operação Bandeirante) e o Dops (Departamento de Ordem Política e Social).


Leia mais na Folha.com

Britânicos pedem explicações ao Uruguai sobre proibição a navios das Malvinas

O embaixador do Reino unido no Uruguai, Patrick Mullee, pediu uma entrevista com o chanceler uruguaio, Luis Almagro. O objetivo da conversa é tratar da negativa à entrada de navios britânicos com bandeiras das Ilhas Malvinas no porto de Montevidéu. 

Porta-vozes da diplomacia britânica afirmaram em entrevista ao jornal uruguaio El País que está sendo discutida "de forma urgente com as autoridades uruguaias o significado" do anúncio feito ontem. 

A questão também é acompanhada pela embaixada da Espanha no Uruguai, uma vez que vários barcos pesqueiros que usam a bandeira das Ilhas Malvinas são de propriedade de empresários espanhóis.

Na quinta-feira, o presidente uruguaio, José Mujica, ordenou que se impedisse que embarcações pesqueiras britânicas vindas do arquipélago, cuja soberania é reivindicada pela Argentina, atracassem em seu país. Ele afirma cumprir acordo feito no ano passado durante encontro da Unasul (União das Nações Sul-americanas).




Cotinue lendo no Opera Mundi

Brasil completa um ano de desrespeito à Corte da OEA sobre Guerrilha do Araguaia

Esta semana, vestindo uma camiseta com a foto dos irmãos mortos e desaparecidos, onde se lia a frase "A única luta que se perde é a que se abandona", Laura foi mais uma vez para as ruas cobrar do Estado brasileiro o direito de enterrar seus entes queridos. Ao lado de outros familiares de vítimas da ditadura militar e ex-presos políticos, Laura Petit participou de um ato pelo cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA condenando o Brasil a reparar as famílias dos mortos da Guerrilha do Araguaia. Nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, venceu o prazo para que o país cumprisse os doze pontos da sentença, mas praticamente nada saiu do papel até hoje.

Entre as determinações da Corte da Organização dos Estados Americanos estão a investigação e punição dos responsáveis pelas torturas, homicídios e desaparecimentos forçados durante a Guerrilha do Araguaia; a identificação e entrega dos restos mortais dos desaparecidos aos familiares; o acesso, sistematização e publicação de documentos sobre a guerrilha em poder do Estado; e a implementação de programas de educação em direitos humanos permanentes dentro das Forças Armadas. A sentença diz ainda a Lei de Anistia de 1979 está em desacordo com a jurisdição internacional de direitos humanos, pois impede que perpetradores da ditadura sejam julgados, e que o Brasil deveria alterar sua legislação para permitir sua punição.




Confira o texto completo na Agência Carta Maior

Gás lacrimogêneo fabricado no Brasil é usado para reprimir protestos no Bahrein

Imagens divulgadas nesta sexta-feira (16/12) nas redes sociais denunciam o uso de gás lacrimogêneo fabricado no Brasil durante a repressão aos protestos que seguem há dez meses contra o governo do Bahrein.



.
.


Leia mais no Opera Mundi


Imagens com crédito para Zajil Delmon no Twitter. 

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Casos de crianças assassinadas chocam os argentinos


Nos últimos dois meses, uma série de assassinatos de crianças comoveu a sociedade argentina, que acompanha com espanto os detalhes da investigação de cada um dos casos.
É difícil ligar a televisão sem se inteirar de alguma novidade do "caso Nicole", do "caso Tomás" ou do "caso Gastón", para citar apenas três dos crimes que colocaram em foco a violência contra crianças.
Os assassinatos não têm relação entre vi e cada um tem um contexto próprio, mas a criminologista María Laura Quiñones Urquiza disse à BBC que todos têm algo em comum: as vítimas foram assassinadas "corpo a corpo" (por asfixiamento, golpes ou facadas), sem o uso de armas de fogo.
Para a especialista, isto mostra que os agressores viam essas crianças como "coisas" sobre as quais descarregaram sua violência, aproveitando sua supremacia física e a vulnerabilidade de suas vítimas.
Outra característica presente na maioria desses crimes é que o assassino atuou por vingança contra os pais das vítimas.


"Ordem Jedi" é escolhida como religião por mais de 15 mil tchecos

A "Ordem Jedi", organização fictícia da saga cinematográfica "Star Wars", foi escolhida como religião por mais de 15 mil pessoas na República Tcheca, como mostra censo realizado em 2011 no país. De acordo com o site CzechPosition, a maioria dos fanáticos está na capital, Praga.




Continua na Antena UOL

Reitor expulsa seis alunos da USP por ocupação em 2010


O reitor da USP, João Grandino Rodas, expulsou seis alunos da universidade sob acusação de terem ocupado salas do Coseas (Coordenadoria de Assistência Social) em março de 2010.
A expulsão foi publicada neste sábado nas páginas do "Diário Oficial" de São Paulo, após processo administrativo disciplinar movido pelo Coseas contra os alunos.
Segundo o despacho do reitor Rodas, foram desligados da universidade dois alunos da ECA (Escola de Comunicação e Artes) e quatro alunos da FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas).
Ao todo treze alunos foram processados; cinco foram absolvidos por falta de provas e outros dois foram julgados culpados, mas não fazem mais parte da universidade.
Os alunos foram punidos por uma suposta participação na invasão do bloco da sala da assistência social, localizado no Bloco G da universidade, feito por um grupo de alunos moradores do Crusp que reivindicavam, entre outras coisas, a melhoria nas condições de moradia e o aumento do número de vagas no conjunto residencial da universidade.


Continue lendo na Folha.com

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Código Florestal votado pelo Senado significa retrocesso de duas décadas

O Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, endereçou uma carta aos deputados e deputadas que foi distribuída na manhã do dia 13-12-2011, antes da reunião de líderes da Câmara dos Deputados.

Para o Comitê, "o texto votado pelo Senado significa retrocesso de duas décadas na política ambiental brasileira, pois mantém conteúdo injusto e contrário aos interesses da sociedade brasileira, legalizando grande parte das atividades agropecuárias irregularmente instaladas em áreas ambientalmente importantes e sem trazer novos mecanismos para evitar desmatamentos futuros".
Clique aqui para ler a íntegra da carta.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica lança revista eletrônica de cosmologia e cultura.


Mistura de ciências
A revista eletrônica será mensal e abordará a cosmologia e a cultura.
Cultura e cosmologia são os principais temas da nova revista Cosmos e Contexto, publicação eletrônica que está sendo lançada hoje (15/12) pelo Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica (ICRA) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Vejam mais em CIÊNCIA HOJE-SBPC

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

FHC não tem moral para falar de Amaury porque é réu por fraude na Privataria Tucana

O ex-presidente FHC tenta desqualificar o autor do livro "A Privataria Tucana", o premiado jornalista Amaury Ribeiro Jr., dizendo que ele é indiciado por quebra de sigilo (*). FHC acha que com isso desestimularia os outros a lerem o livro.

Mas o autor do livro não recorre só ao gogó para contar as roubalheiras na privataria de FHC e Serra,  ele usa farta documentação que pode ser facilmente confirmada a autenticidade.

Além disso, se qualquer indiciamento fosse critério para desqualificar uma pessoa, o que dizer do próprio FHC que é réu por fraude no edital de licitação na privataria da Vale? (quem é réu, ainda nao é culpado, mas está numa fase posterior ao indiciamento, quando um juiz já aceitou a denúncia, abrindo processo, por considerá-la suficientemente fundamentada para ir a julgamento).

 Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pior que a ditadura...

Enquanto os vereadores daqui decidem manter a homenagem a um assassino ditador na entrada da capital do principal território do império do PRBS, ao lado, no território anexo, as coisas se resolvem de outra maneira:

- Blogueiro que denunciou estupro envolvendo filho do diretor da RBS é encontrado morto, leia clicando aqui

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Polícia britânica testará laser que cegará manifestantes

Um laser que emite uma luz cegante capaz de afugentar manifestantes será testada pela polícia britânica supostamente para evitar que se repitam os saques e incêndios deste verão, afirmou o jornal britânico  The Telegraph.
A tecnologia impede temporariamente a visão de qualquer um que olhe para a fonte.

O fabricante, Photonic Security Systems com sede na Grã Bretanha, espera oferecer o artefato a companhias de navegação para dissuadir piratas. Aparatos similares já foram utilizados pelas tropas da Força Internacional de Assistência para a Segurança (ISAF) no Afeganistão para proteger as caravanas das tropas invasoras. 


Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

O imperialismo inglês se manifesta

Quando os romanos atravessaram o Canal da Mancha para conquistar a ilha dos celtas (43 d.C.), esses na época considerados povos bárbaros, encontraram uma região de baixo nível civilizatório e de fácil dominação. Esta dominação se completou com a vinda do cristianismo, com uma nova proposta de salvação das almas, que até então estavam mergulhados em fantasias transcendentais que não satisfaziam seus questionamentos sobre o significado da vida. Com este domínio, a ilha de vários povos primitivos (de maneira sucinta), se consagrou como pertencente ao império Romano, por efeito, membro da comunidade européia, hoje conhecida com o nome de Reino Unido. 

Vejam o texto completo em AMERICA LATINA EM MOVIMENTO