sexta-feira, 1 de abril de 2011

Comando militar dos rebeldes líbios entregue a colaborador da CIA

(Chico Villela)

Neste vídeo, a chegada de Hifter a Benghasi.

O Conselho Nacional Líbio, sediado em Benghasi, entidade que se proclama o novo governo do país e fala em nome dos rebeldes e combatentes, acaba de anunciar o nome do seu novo comandante militar: Khalifa Hifter, ex-coronel do exército líbio. O anúncio foi feito por jornal da rede McClatchy dos EUA.

O artigo revela que Hifter era próximo a Gaddafi, mas passou para a oposição nos anos 1980 após uma “aventura militar desastrosa” no Chade. Foi no Chade que a CIA e o MI6 britânico alojaram os campos em que jovens treinavam e eram armados para ataques ao regime líbio e suas forças. Hifter é o terceiro indicado em cerca de um mês de caos. Ao contrário do antecessor, que deixou Gaddafi há apenas um mês e será seu subordinado como chefe do grupo, Hifter tem longa e suspeita trajetória, típica de agentes importantes.

Hifter foi admitido nos Estados Unidos no início dos anos 1990, e morava próximo a Washington, a apenas cinco milhas da sede da CIA na Virgínia. Um amigo declarou: “Ele decidiu que tinha de voltar à Líbia. Com sua experiência militar, e seu forte relacionamento com oficiais de vários níveis, ele decidiu ir e verificar a possibilidade de participar no esforço militar contra Gaddafi”. Segundo o amigo, Hifter é muito popular entre os militares e é bastante experiente. E declarou ignorar a fonte de renda de Hifter durante os vinte anos em que morou nos EUA.

Vejam o texto completo em NOVAE

Nenhum comentário: