sábado, 28 de maio de 2011

Vejam bem: não são talibãs.

Um bombardeio da OTAN no sul do Afeganistão causou a morte de 12 crianas e duas mulheres, segundo denunciam as autoridades locais. Outras seis pessoas, três delas crianças, acabaram feridas. A Aliança e o exército afegão investigam o incidente, que aconteceu ontem depois que uma base ianque sofrera um ataque insurgente na província de Helmand.

“Os mortos são cinco meninas, sete meninos e duas mulheres, e entre os seis feridos há três pequenos e uma mulher”, afirma o escritório do governador provincial no comunicado.

O ataque aéreo, dirigido contra supostos insurgentes, alcançou em seu lugar as casas repletas de civis, um fato que se sucede com relativa frequência e que contribui para a escassa popularidade da missão internacional no Afeganistão. Dias atrás, a repressão de um protesto popular pela morte de quatro afegãos em uma operação militar causou uma dezena de mortos na província de Takhar (norte).

Um grupo proveniente do povoado de Sera Cala (distrito de Nawzad) viajou até a capital de Helmand, Lashkar Gah, com os cadáveres de oito das crianças, alguns com apenas dois anos. "Vejam, não são talibãs", diziam, após levar os corpos aos jornalistas locais e à residência do governador.

(Com informação de Aporrea)

Visto em CUBADEBATE

Nenhum comentário: