terça-feira, 16 de agosto de 2011

Faleceu Nancy Wake, a mulher que acabou com 1.400 nazistas

Sob o apelido de "rato branco" liderou 7.000 membro da Resistência Francesa até a libertação do país. Era a pessoa mais procurada pela Gestapo, que havia colocado um preço por sua cabeça equivalente na época a um milhão de euros. "Matei muitos nazistas, e a única coisa que sinto é não ter acabado com muitos mais". 

Londres * Inglaterra

Nancy Wade era uma mulher dura, dirigiu 7.000 membros da resistência que em apenas um ano acabaram com a vida de 1.400 soldados nazistas. Seus ataques eram tão precisos que perdeu apenas 100 de seus guerrilheiros.
Logo se converteu numa dor de cabeça para a Gestapo, a temida polícia secreta do Terceiro Reich. Conhecida como rato branco por sua habilidade de escapar, sua cabeça chegou a valer 5 milhões de francos da época.
Além disso, foi uma "sabotadora magnificamente eficaz", segundo recorda hoje a primeira ministra australiana, Julia Gillard, após saber do falecimento de Wake poucos dias antes de seus aniversário de 99 anos.
"Nancy era uma mulher dotada de coragem e de recursos excepcionais, cujas proezas audazes salvaram a vida de centenas de pessoas das forças aliadas e ajudaram a por fim à ocupação nazista no Estado francês", recordou a mandatária.
Wake, que morreu no domingo num hospital londrinense poucos dias antes de completar 99 anos, era a mulher mais condecorada da II Guerra Mundial. Recebeu a Legião de Honra da França, a medalha do Rei Jorge da Grã Bretanha e a medalha da Liberdade dos Estados Unidos.



Vejam o texto original em SARE ANTIFAXISTA ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Nenhum comentário: