terça-feira, 16 de agosto de 2011

Por que os EUA têm medo de mim?


Na quarta-feira, 20 de julho de 2011, às 10h35, embarquei no vôo 033 da Aeroméxico, na Cidade do México, para ir a Barcelona. Ali eu faria uma conexão com um vôo da Alitalia com destino à Itália, onde me reuniria com amigos para compartilhar experiências sobre lutas latino-americanas. O vôo estava prosseguindo normalmente até pouco após a meia-noite, quando o comandante disse que íamos retornar a Monterrey, no México, porque o espaço aéreo dos Estados Unidos tinha sido fechado.

Para minha surpresa extrema, quando desembarcamos em Monterrey, um pouco depois da 1h, uma comissária de bordo solicitou minha identificação e então pediu que eu recolhesse minhas coisas e a acompanhasse para fora do avião. Quando cheguei à porta, alguns policiais federais mexicanos e dois ou três funcionários da Aeroméxico pediram que eu me identificasse novamente e que deixasse o avião. Eu disse a eles que não sairia do avião enquanto eles não me explicassem o que estava acontecendo. Eles falaram: "O governo dos Estados Unidos recusou o avião porque você está nele".



Desabafo de Raquel Gutierrez, original do Guardian, disponível na Folha.com .

3 comentários:

José Elesbán disse...

Pois é, por quê?

Omar disse...

E isso que ele não se chama Mohamed ou Omar...

José Elesbán disse...

Deve ser ela, Omar. É Raquel.
Assim, isso que ela nem se chama Khadija, ou Fatima...
:)