quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Washington declara guerra a seu povo

Alejandro Nadal · · ·07/08/11

Em 1961 o presidente Dwight Eisenhower pronunciou um discurso de despedida e uma famosa advertência. Naquela ocasião preveniu sobre o poder desmedido do complexo industrial-militar. Segundo um de seus mais importantes biógrafos, Geoffrey Perret, o rascunho do discurso preparado por Eisenhower continha a frase complexo industrial-militar-congressional para evidenciar o papel negativo que desempenhava o Congresso como correia de transmissão do poder da indústria militar. No último instante, o presidente preferiu eliminar a referência ao Poder Legislativo para não irritar demais.

Hoje Eisenhower teria deixado a referência ao Congresso em seu discurso. E finalmente o Congresso ianque declarou abertamente uma guerra contra o povo desse país, obedecendo os desígnios dos 5 por cento mais rico de sua população. Ainda que, pensando bem, a guerra começou há muito.

O fetichismo reacionário conseguiu impor como verdade a idéia de que a causa do descalabro fiscal nos Estados Unidos está nos programas sociais, especialmente no sistema de seguridade social. Conseguiu que o povo norte-americano considere que os titulares de direitos do seguro social sejam considerados parasitas sociais, apesar de que uma parte importante de suas prestações esteja coberta com suas contribuições ao longo de sua vida laboral. Isso não importa: a ideologia reacionária insiste em que os pensionistas são como sanguessugas que consomem mais do que podem pagar e deixam de poupar para enfrentar a velhice. Essa é a maior mentira que o povo norte-americando acabaram de aceitar.   

Vejam o texto original em SINPERMISO ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Nenhum comentário: