terça-feira, 18 de outubro de 2011

GM abre programa de demissão voluntária em fábrica de SP

A GM (General Motors) abriu um programa de demissão voluntária para os empregados da fábrica de São José dos Campos (SP). A unidade tem 8.907 funcionários, mas a montadora não detalhou quantas dispensas quer atingir com o plano.


Em nota, a empresa informou apenas que "as razões desta decisão são baseadas na intensa competitividade do mercado brasileiro de automóveis, além dos crescentes custos de mão de obra, matérias-primas e insumos em geral, além de uma concorrência assimétrica gerada entre outros fatores por uma guerra cambial".

A montadora acrescentou ainda que, "com essa medida, estará assegurando a continuidade de seus projetos futuros de forma sustentável e competitiva".


Leia mais na Folha.com

3 comentários:

José Elesbán disse...

Outro trecho:

"O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região considera que o programa contradiz o ritmo de produção mantido pela montadora.

"A abertura do PDV pela GM mostra que as medidas de incentivo à indústria, tomadas pelo governo federal, beneficiam apenas as empresas, nunca os trabalhadores. Esse PDV só vem reafirmar nossa posição contrária a todo tipo de incentivo fiscal, que, diferente do que diz a presidente Dilma, não garante emprego a ninguém", afirma o presidente do sindicato, Vivaldo Moreira Araújo.

Em agosto, a mesma unidade deu férias coletivas a 300 trabalhadores para reduzir os estoques. "São medidas contraditórias, que não representam a realidade vivida hoje pela fábrica. A linha de produção está mantendo seu ritmo, de 850 veículos por dia. Para se ter uma ideia, trabalhadores estão sendo chamados para fazer horas extras aos sábados. Ou seja, com as demissões, haverá aumento ainda maior da produtividade", diz."

José Elesbán disse...

Pergunta: foi para isso que fizeram o tarifaço do IPI nos importados?

Anônimo disse...

A culpa é do FHC e da Yeda.