clipped from boanoiteproporco.blogspot.com
Órgãos como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) não estão no mundo para, com suas políticas públicas, "agradar" ou "inquietar" movimentos ou segmentos sociais, quaisquer que eles sejam. Eles são o que são a fim de, no caso específico do INCRA, cumprir uma função social de relevância e interesse público insofismáveis, a saber, a promoção da justiça social no campo através da realização da reforma agrária. O latifúndio improdutivo é uma das maiores chagas da história de nosso país, herança de um passado de exploração da mão-de-obra nativa, negra e imigrante que, com seu peso, ainda nos dias atuais nos assombra.
clipped from blogdoalon.blogspot.com
Você já se deu conta de que a organização mais radicalmente anticapitalista da sociedade brasileira, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é um movimento que pede apenas a democratização do capital terra? Incrível, não é? Eu, por exemplo, fico espantado toda vez que alguém acusa o MST de ser contra a propriedade privada. Eles são tão a favor da propriedade privada que a querem para todo mundo.
O MST é o mais importante movimento social do Brasil porque tem representatividade e questiona na base o maior problema nacional: a desigualdade recorde de renda. Pois o que está na raiz da sociedade mais injusta do mundo é maior concentração de propriedade no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário