domingo, 19 de agosto de 2007

Imagens mostram presos iraquianos enjaulados em tendas de arame

BAGDÁ (Reuters) - O vice-presidente do Iraque prometeu neste sábado melhor tratamento aos presos e divulgou imagens de uma prisão de Bagdá que mostram centenas de presidiários alojados em barracas de arame lotadas.

As raras fotos do interior de um cárcere iraquiano foram apresentadas pelo escritório do vice-presidente sunita Tareq al-Hashemi, que visitou ao lado do vice-presidente xiita o complexo de Rustafa, ao leste da capital.

As imagens revelam fileiras de tendas ao ar livre feitas de arame e recobertas de plástico branco, cada uma do tamanho aproximado de uma quadra de basquete abrigando dezenas de pessoas.

Muitos presos se aglomeravam junto às grades professando sua inocência. Alguns cantavam slogans nacionalistas dos tempos de Saddam Hussein.

"Estou preso há dois anos e nunca me levaram a julgamento ou para ver um juiz", gritou um prisioneiro.

"Não pedimos água ou comida. Apenas libertem-nos. Não cometemos crime nenhum!", disse outro deles.

Hashemi disse aos presos que as autoridades estão trabalhando para acelerar a resolução de seus casos.

"Não vamos aceitar essa injustiça. Isso nos envergonha a todos. Tenham paciência", afirmou o vice-presidente. "Todos os seus casos serão ouvidos."

A uma certa altura, ele declarou aos presos: "Vocês têm sorte de estarem aqui. Pelo menos aqui vocês têm segurança. Aqueles que estão lá fora não têm nem mesmo segurança."

Nenhum comentário: