quarta-feira, 22 de agosto de 2007

USP: estudantes retirados à força pela Polícia Militar

"Por volta das 2h30 da manhã desta quarta-feira (22), a tropa de choque, unidade da Polícia Militar (PM), entrou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, e, com truculência, retirou os cerca de 350 estudantes e trabalhadores que faziam uma ocupação pacífica no local. Mais da metade dos manifestantes foi levada em quatro ônibus ao 1º Distrito Policial, enquanto outros ainda aguardam liberação em frente ao prédio da Faculdade.

A ocupação, que começou por volta das 17 horas, fazia parte da jornada nacional em defesa da educação pública. Logo no final da tarde, os manifestantes realizaram uma aula pública e tiveram uma reunião com a diretoria da faculdade para apresentar os pontos de reivindicação. Eles também assistiram a um show do Tom Zé por volta das 20 horas. Como a ocupação seguia pacífica, estudantes e militantes dos movimentos sociais decidiram dormir por volta da meia noite.

Segundo relato do estudante de jornalismo Fábio Nassif, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por volta de 1h10 da madrugada eles ouviram os gritos dos policiais da choque, que passaram correndo pelas escadas que davam acesso ao local da ocupação. “Eles subiram pelo anexo, pelas escadas correndo. A gente ouviu eles chegarem com armas em punho, com truculência, gritando. A gente acabou entrando na Sala do Estudante, que é um auditório. Tentamos negociar, mas a choque foi empurrando todo mundo pra fora”, conta."
Pescado do Brasil de Fato.

Nenhum comentário: