domingo, 19 de agosto de 2007

PICANDO A MULA

Militares pedem que Brown retire tropas do Iraque

Altos cargos do Exército do Reino Unido recomendaram que o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, proceda rapidamente a retirada das tropas no Iraque, após afirmar que estas não têm "mais nada" a fazer no sudeste do país árabe, publica hoje o jornal The Independent On Sunday.

Cerca de 5,5 mil soldados britânicos continuam em operações de combate na zona de Basra, no sudeste do Iraque. No mês passado, após uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na residência de descanso de Camp David, Brown anunciou que a decisão de transferir o poder às autoridades locais da província de Basra seria feita com base no conselho dos militares britânicos ao comando nessa zona de conflito.

O chefe do Executivo britânico disse que o governo emitiria um comunicado completo a respeito diante do Parlamento em outubro. Dois generais das Forças Armadas britânicas disseram ao jornal que o conselho militar dado ao primeiro-ministro recomendava ceder o Palácio de Basra, onde estão 500 militares britânicos, às autoridades iraquianas.

"Fizemos o que pudemos no Iraque", disseram estas fontes ao jornal, acrescentando que as tropas britânicas não podem conseguir "mais nada" nesse país.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM

Nenhum comentário: