quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Os favoritos dos queridinhos da América

O site da Comissão Federal Eleitoral americana lista as contribuições individuais e de comitês para as campanhas presidenciais. Nem as celebridades escapam da exposição – ou da politicamente correta “transparência”.Se o internauta digitar “Barbra Streisand”, além de descobrir a vizinhança da atriz/cantora, vai saber que, na hora de doar, ela se dividiu entre os senadores e candidatos democratas Hillary Clinton e John Edwards.
No mesmo campo de busca, o diretor Steven Spielberg e os atores Michael Douglas e Paul Newman aparecem engordando a conta democrata, com quatro candidatos escolhidos por Spielberg e Newman e cinco por Douglas. Nos “recibos” deles, Hillary e Barack Obama convivem bem.
A apresentadora Oprah Winfrey puxa uma turma que só quer saber de Obama. Acompanham, entre outros, os atores Chris Rock, Eddie Murphy, Halle Berry, Jennifer Aniston e Leonard Nimoy, o “vulcaniano” Spock de “Jornada nas Estrelas”.
No sentido oposto, Jessica Seinfeld, mulher do comediante Jerry Seinfeld, fecha apenas com Hillary na hora de fazer o cheque.
Os republicanos não foram alvo de tanta generosidade. Entre as poucas estrelas do “time A” que doaram, está o comediante Adam Sandler, que escolheu o ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani. Como bem lembrou uma reportagem recente da agência de notícias Associated Press, nem Chuck Norris, que faz campanha ao lado do governador Mike Huckabee, o preferido da direita cristã, aparece na lista da Comissão.
O valor máximo permitido para cada doação individual é de US$ 2.300 (pouco mais de R$ 4 mil). Deu no G1.

Nenhum comentário: