quarta-feira, 11 de junho de 2008

Mulheres brasileiras em Portugal sofrem com a discriminação e têm dificuldade para alugar apartamento

"A discriminação em Portugal é um fato", diz energicamente Paula Toste quando questionada pelo UOL sobre a forma como foi tratada quando viveu na capital portuguesa Lisboa por duas vezes. "Sentia a discriminação pelo sotaque, era começar a falar que já olhavam de outra maneira. O fato de eu ser do Brasil era pior devido à péssima fama das brasileiras que vão para a Europa se prostituir."

Como Paula, outras mulheres brasileiras que decidem emigrar para Portugal queixam-se cada vez mais de discriminação e do preconceito por parte dos portugueses em diferentes momentos da sua vida, mas principalmente na hora de arranjar casa para morar.

Mas o UOL apurou também que elas sofrem ainda insultos ou diferenciação salarial no trabalho, abusos de autoridade das forças de segurança e incorreto atendimento nos serviços públicos pelas situações do cotidiano. Estes fatos são os que mais queixas de discriminação racial geram neste país da Europa.

Mais no UOL Últimas Notícias.

3 comentários:

zejustino disse...

Aqui, no Rio de Janeiro, tem português prá tudo que é lado. Na semana passada estava tomando um cafezinho (Palheta) na Praça Saens Peña e fiquei ouvindo dois"patrícios" já idosos batendo papo. Um deles citou pelo menos meia dúzia de outros que haviam falecido. Para cada um que havia saído desta para outra o "patrício" ouvinte soltava um "não diga, ó pá!".

No mesmo dia, aliás, alguns minutos depois, num supermercado próximo recebi instruções de uma "patrícia" cinquentona a respeito dos procedimentos para uma certa receita culinária.

Nunca vi nenhuma manifestação de agressão, preconceito ou intolerância contra portugueses aqui. Nem aqui e nem metade do Brasil que conheço e já morei.

Aliás, só para finalizar, parte da família da mulher que casou comigo é portuguesa, com certeza.

José Elesbán disse...

Pois é. As voltas que o mundo dá.
Agora Portugal é parte da Europa! :))

José Elesbán disse...

A propósito, minha irmã morou aí no Rio, de 1984 a 2002 (se não me engano), e uma vez fui visitá-la quando ela morava aí na Rua Henry Ford. Pra mim pareceu pertinho da Praça Saens Pena.
[]