terça-feira, 8 de julho de 2008

Italianos fornecem impressões digitais em solidariedade para com ciganos

Roma, 7 jul (EFE).- Milhares de pessoas forneceram hoje suas impressões digitais na rua em protesto contra a intenção do Ministério do Interior italiano de fazer um censo dos ciganos, segundo informaram os organizadores do ato.


A organização ARCI, de defesa dos direitos humanos, informou que milhares pessoas, entre elas políticos da oposição e intelectuais, passaram hoje perante a mesa colocada no centro de Roma para o ato de protesto.


Durante pouco mais de duas horas e em fila de dois, os voluntários forneceram suas impressões digitais para mostrar, assim, seu desacordo com a norma do Governo italiano.


O ministro do Interior da Itália, Roberto Maroni, anunciou em 25 de junho que serão tomadas as impressões digitais de todos os ciganos, incluindo os menores, para criar um censo das pessoas que vivem em bairros periféricos e assentamentos.

Mais no G1.


2 comentários:

Cé S. disse...

Acho este novo racismo europeu doentio. E fico intimamente incomodado por ser descendente de europeus que foram muito bem recebidos no continente americano.

José Elesbán disse...

Pois é. O curioso é que de lá também que veio a primeira declaração de direitos do homem.