terça-feira, 1 de julho de 2008

Pentágono teme ataque de Israel ao Irã ainda este ano, diz TV

Oficiais graduados do Pentágono estão preocupados com um possível ataque de Israel às instalações nucleares do Irã antes do final do ano, informou nesta segunda-feira (30) a rede norte-americana ABC News.

Uma autoridade de defesa disse à ABC News que existe uma "possibilidade crescente" de que Israel faça o ataque, atitude que certamente desencadearia uma reação iraniana não só a Israel, mas aos Estados Unidos.

Em entrevista à revista alemã "Spiegel", Isaac Ben-Israel, um ex-general da Força Aérea israelense e atual membro do partido Kadima, confirmou uma possível ação, afirmando que "Israel não esperará que o Irã construa a bomba" e que o país prepara uma ofensiva caso a via diplomática falhe.


Texto completo no G1. Reportagem de Seymour Hersh, para a revista New Yorker (confira aqui, em inglês) afirma que comandos dos Estados Unidos, acompanhados de funcionários da CIA, estão executando operações no Irã, para coleta de informações de "inteligência", incluindo a possibilidade de rapto de oficiais graduados da Guarda Revolucionária iraniana, para submetê-los a interrogatórios.

Nenhum comentário: