quarta-feira, 12 de novembro de 2008

EUA: RUMO AO ESTADO FASCISTA - A INVENÇÃO DO INIMIGO E O TERROR





















A liberdade de uma democracia não é segura se o povo tolera o crescimento de poder privado ao ponto de tornar-se mais forte que o próprio Estado democrático. Isto, em essência, é fascismo – o apossamento do governo por uma pessoa, por um grupo, ou qualquer poder privado de controle.
(Franklin Delano Roosevelt)

“Santo Agostinho conta a história de um pirata capturado por Alexandre, o Grande, que lhe perguntou: ‘Como você ousa molestar o mar?’. ‘E como você ousa desafiar o mundo inteiro?’, replicou o pirata. ‘Pois, por fazer isso apenas com um pequeno navio, sou chamado de ladrão; mas você, que o faz com uma marinha enorme, é chamado de imperador’.”

A citação abre o prefácio do livro de 1986 “Piratas & Imperadores – O terrorismo internacional no mundo real”, do pensador e professor Noam Chomsky, e resume uma questão fundamental que hoje intriga as relações internacionais, a do terrorismo. Que se coloca num mundo em que um império belicista, reinante num curto interregno entre o fim da II Guerra em 1945 e o ano 2008, tentou dominar a cena internacional nos últimos oito anos do seu fátuo esplendor pela manipulação falseada do conceito de terrorismo.


Vejam o texto completo na NOVAE

Nenhum comentário: