O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou nesta segunda-feira que o país pode recorrer à Organização Mundial de Comércio (OMC) contra a cláusula "Buy American" (compre produtos americanos, em tradução livre) do pacote de estímulo à economia aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos na última sexta-feira.
"É uma análise legal complexa, mas estamos fazendo. (Ir à OMC) é uma opção real", afirmou Amorim, segundo a agência de notícias Reuters, durante uma entrevista à rede estatal TV Brasil que vai ao ar na próxima quarta-feira.
A cláusula em questão estipula que somente aço, minério de ferro e manufaturados produzidos nos Estados Unidos poderão ser utilizados em projetos contemplados pelo pacote US$ 787 bilhões.
Após protestos da União Europeia, do Canadá e do Brasil - que classificaram a legislação como "protecionista" -, no entanto, os senadores americanos votaram por amenizar a cláusula, prevendo que ela só poderá ser aplicada na medida em que não interfira nos acordos comerciais firmados pelos EUA.
Mais AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário