sexta-feira, 8 de maio de 2009

No Dia do Diplomata, Lula festeja G20 e derrota da Alca

''Sem nenhuma arrogância'', Lula narrou sob o seu ponto de vista o nascimento do G20:


''Eu fui a Berlim no ano retrasado. Quando nós tivemos uma reunião do G5 (China, Índia, Brasil, [México] e África do Sul) nós aprovamos um documento. Chegamos em Berlim, nós fomos para a mesa e eu fui o orador do G5. Entreguei o documento para a Angela Merkel e ela concordou com o meu documento: 'Não, o G8 aceita o seu documento'. Eu disse: 'Minha querida, o teu documento é antagônico ao meu, como é que você aceita o meu assim? Vocês estão dizendo uma coisa e nós estamos dizendo outra.


Aí eu comuniquei que eu não iria mais ao G8. É um cafezinho muito caro. Pegar um avião daqui para Berlim para fazer aquela reunião que a gente fazia... Sempre é importante, porque você sempre conversa com alguém. Mas o dado importante é que eu disse que não ia mais, comuniquei ao Celso que não ia mais, que não dava para fazer umauma viagem de 12 horas para chegar lá, ficar 10 minutos em uma reunião em que eles já tinham decidido tudo, já tinham elaborado tudo. Eles podem continuar fazendo a reunião deles, mas eu não sou obrigado a ir.

(...)"


Veja o texto completo no Vermelho.

2 comentários:

José Elesbán disse...

Eu achei muito interessante. Gostei em especial da frase:
"Aí eu comuniquei que eu não iria mais ao G8. É um cafezinho muito caro."

Não dá para afirmar o que não foi, mas tenho a impressão que FHC gostaria de continuar tomando o cafezinho caro.

zejustino disse...

Aliás, o faroleiro diplomado ainda continua tomando cafezinho caro e fazendo declarações abestalhadas a respeito da falta de importância que o governo atual deu para a tal crise. Crise??? A que eu conheço, pelo menos, é a do Capitalismo que NUNCA, NUNCA mesmo, irá resolver os problemas realmente sérios da sociedade contemporânea. A não ser que o maior problema do ser humano hoje seja adquirir o celular mais avançado ou que esteja carregado de frescuras animadas como certo OS que DEFENESTREI (êpa!!!) há muito tempo.