quinta-feira, 9 de julho de 2009

Honduras: 12 dias de ditadura

Segundo informou a Rádio Globo Honduras, terminou a primeira reunião, entre Manuel Zelaya e Óscar Arias (durou cerca de uma hora). Zelaya deu entrevista à Radio Globo, informando que essa reunião ainda não define a data e forma de saída do governo de facto. Óscar Arias se reúne pessoalmente com Micheletti antes de realizar reunião a três partes [[cancelada]].

Movimentos sociais realizam concentrações na Costa Rica. Em Honduras, manifestantes fecham rodovias internacionais.

O blogue Por Honduras Libre divulgou áudio e entrevistas do oitavo dia de ditadura.

Radio Globo Honduras denuncia congelamento de contas de políticos, dirigentes populares e jornalistas, por ordem do governo de facto. As razões para os congelamentos não foram explicadas pelos fiscais.

Polícia capturou pai de Isy Murillo, o rapaz que morreu com um tiro na cabeça no domingo. [Saiu na Telesur, conforme aporrea.org]

Marcha de 300 costarricenses grita, em frente à casa de Arias, que se reúne com Micheletti: "Honduras, aguanta, el pueblo se levanta!" Há também um grupo de pessoas com camisetas brancas (defensores dos golpistas).

Denunciam através de Radio Globo Honduras destruição e remoção de papéis e objetos da casa governamental hondurenha.

19:20 Acabou a reunião entre Micheletti e Arias (durou cerca de três horas). Zelaya e Micheletti não se reunirão pessoalmente. Foram designadas comissões de ambas as partes para estabelecer conversações. Micheletti deve voltar a Honduras ainda hoje. Disse estar preocupado em deixar o país sozinho...

Segundo um diplomata não identificado informou à AFP, as posições estão muito fechadas e muito intransigentes. Posteriormente, o próprio mediador Óscar Arias reconheceu as dificuldades: ``Não criemos ilusões, isso tomará mais tempo do que gostaríamos''.

Nenhum comentário: