Numa sociedade cada vez mais dinâmica e condicionada a desejar produtos que se renovam a toda hora — transformando o novo em antigo em questão de segundos — creio que quase nunca paramos para pensar porque passamos tanto tempo de nossas vidas querendo, comprando e descartando coisas, principalmente num mundo onde palavras como sustentabilidade, meio ambiente, ecologicamente correto, consumo consciente e responsabilidade social deixaram de ser linguajar de eco-chato para fazer parte de nossas vidas.
Um bom jeito para começar a pensar e até questionar como nossos hábitos de consumo podem comprometer o próprio futuro do nosso planeta, eu recomendo assistir a um pequeno vídeo em flash de 20 minutos conhecido como “The Story of Stuff“.
(...)
O interessante é que esse material pode ser assistido no site da iniciativa com legendas em diversos idiomas — incluindo o português: Basta selecionar a opção desejada no início da apresentação. Além disso, os principais tópicos desse vídeo podem ser localizados rapidamente por meio de uma barra de índice localizada no topo do vídeo.
Há mais sobre isso no Zumo Blog.
"capitalismo", "mercadoria"
Um comentário:
A questão é como sairmos desta economia da obsolescência programada, e crescente consumo de recursos.
Postar um comentário