quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lista de entidades no mundo que trabalham com a CIA

Os tentáculos da Central Intelligence Agency estendem-se por todo o mundo e as entidades que utiliza como camuflagem são as mais variadas possíveis. A lista abaixo é incompleta. Mesmo assim, compreende mais de 500 agências, fundações e empresas que fazem parte da CIA ou com ela trabalham. Na área da informação e acção contra os povos e suas organizações políticas e sociais, a actuação destas entidades é multifacética, constante e muito bem financiada.


Vejam a lista completa em RESISTIR.INFO

3 comentários:

José Elesbán disse...

É uma lista meio furada.
Coloca 500 nomes lá, mas cita duas vezes o IBAD, que serviu os golpistas de 1964 no Brasil, mas provavelmente não existe mais.
A AFL-CIO também aparece duas vezes. Agências do governo americano como a USAID e o Peace Corps é óbvio que colaboram com a CIA, afinal, junto com a CIA, são órgãos do governo americano.
Dado o caráter do capitalismo americano, há várias corporações americanas na lista que coloboram com a CIA. Ou dado o caráter deste capitalismo, será que não seria o caso da CIA colaborar com as corporações americanas?
Isso também vale para as grandes universidades americanas constando na lista.

Por outro lado, tenho certeza que o SNI e a Polícia Federal brasileira colaboram com a CIA e o FBI e eles não constam da lista.

Também não estão na lista MI5, MI6, Mossad...

zejustino disse...

Depende do tipo de colaboração.

Você esqueceu de uma famosa: Fundação Ford.

A USAID e o Peace Corps eu conheço de certa forma. Na década de 60, alguns amigos e eu frequentávamos um escritório deles por causa dos desenhos animados que passavam de vez em quando. Mais tarde, já adolescente, comecei a perceber que os desenhos eram essencialmente anti-comunistas. Quanto ao Peace Corps, conheci dois ianques no Espirito Santo que participavam do programa. Parte do pessoal que participava disso o fazia como forma de se livrarem do serviço militar no Vietnã. A princípio, esses programas tinham conotação paternalista com ajudazinhas a comunidades etc... No fundo mesmo eram tentáculos dos ianques em nosso país utilizados para colheita de informações e cooptação de simpatizantes americanalhados.

zejustino disse...

Cometi dois erros ao citar os ianques no comentário anterior. Aliás, comecei com "a USAID" ao invés de "o USAID". Em segundo lugar, não era o USAID que frequentávamos em Brasilia antes do golpe militar. Era o USIS (United States Information Service). Pior ainda, suponho. Com um nome desse só poderia ser mesmo um antro de contra-informação, espionagem e "educação" (lavagem cerebral) para preparar os corações e as mentes dos cucarachas (nós) para a subserviência aos "paladinos da liberdade".

Naquela época, além de frequentar o antro ianque, era aluno dos maristas e estes eram - e não duvido continuam sendo até hoje - um bando de reacionários da pior espécie. Como o golpe militar reprimiu violentamente o movimento sindical e tivemos nossa casa invadida três vezes por esbirros paramilitares (meu pai era sindicalista), acabei aprendendo no decorrer dos dias seguintes ao golpe quem eram realmente os bandidos e qual era o papel dos "mocinhos" ianques na história.


Portanto, ao invés de lavagem cerebral, o que os ianques ganharam de mim até agora foi pelo menos o dedo médio obscenamente rígido como um ponteiro de relógio analógico apontado para o meio-dia.