domingo, 27 de junho de 2010

Os grandes negocios do sistema capitalista

Luis Torres Rodríguez
A Organização dos Estados Unidos da América do Norte (OEUAN) mais conhecida como ONU, acaba de publicar o "Informe Mundial sobre as Drogas 2009" e "A Globalização do Delito", donde nos dão a conhecer os maiores perigos que enfrenta a sociedade que são: os negócios ilícitos lucrativos globalizados, a violência globalizada e a corrupção globalizada.

Dados impressionantes que geram pânico saem à luz não para soluciona-los sim para atemorizar-nos. Nos explicam uma vez mais o por que o Estado e os organismos internacionais são incapazes de controlar a insegurança do ser humano e privilegiam exclusivamente os lucros economicos e financeiros.

O negócio mais rentável do mundo, segundo a ONU, é o tráfico da cocaína que gera 72.000 milhões de dolares ao ano (na realidade deve ser o segundo negócio mais rentável do mundo e muito longe do primeiro). Destes lucros, 38.000 ficam nos EEUU e Canadá; e, 34.000 na Europa, donde é consumida a droga. os principais paises produtores da coca são Colômbia e Peru, aliados dos EEUU.

Apenas os 5% do preço da droga fica em mãos de insurgentes, traficantes e agricultores.

O seguinte grande negócio é a venda de heroína que gera em torno de 32.000 milhões de dolares ao ano. Os 90% da produção vem do Afeganistão, país invadido e controlados pelos EEUU.


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Nenhum comentário: