sexta-feira, 2 de julho de 2010

Uma possibilidade: Quatro sul-americanos no final da Copa.

Pela primeira vez, a América do Sul ocupa a metade das oito vagas das quartas-de-final de uma Copa do Mundo. Mais: as circunstâncias nos colocaram de tal forma que existe a possibilidade de que Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai participem de semifinais exclusivas, com múltiplas possibilidades de guerras e provocações fronteiriças, pois, excetuando-se o Uruguai e o Paraguai, todos são vizinhos. Só para conferir que não estamos delirando, as semifinais poderão ocorrer assim: Brasil (vencendo a Holanda) x Uruguai (vencendo Gana) e Argentina (vencendo a Alemanha) x Paraguai (vencendo a Espanha).


Nenhuma tensão bélica existe entre os países, mas nosso continente já registrou uma página curiosíssima: a da Guerra do Futebol (ou Guerra das 100 Horas, sem trocadilho) entre Honduras e El Salvador. Em junho de 1969, uma série de três partidas decidiria uma vaga à primeira Copa do México. A tensão degenerou numa guerra em que morreram mais de seis mil pessoas em quatro dias de conflito. Leia o artigo de Milton Ribeiro no jornal Sul21.

4 comentários:

Ruy disse...

Acabou o carnaval! Está na hora de pensar no que importa, o Brasil! Foi bom ver que Lula não vai poder dizer que mandou o Dunga trazer a taça... Joguinho de futebol não é nada perto dos desafios que temos a frente. Entre eles, prover saúde, segurança, educação, enfim, prosperidade de verdade aos brasileiros. O resto é conversinha.

José Elesbán disse...

A possibilidade passou.
Só espero que este campeonato não vá para a Europa...

Carlo Buzzatti disse...

Acabou o carnaval?! Que é isso?! Nada de desânimo! Ainda temos Uruguai, Argentina, Paraguai e o time que enfrentar a Holanda, para torcer.

Ruy disse...

Adios Pampa Mia.
Adios Bailes en Assuncion.

Adeus Dilma muié do Lula.