quarta-feira, 14 de julho de 2010

Amnistia condena proibição do véu integral em França

A maioria de direita no parlamento francês aprovou a proibição do uso do véu integral. A Amnistia Internacional diz que é "uma violação dos direitos de liberdade de expressão e de religião".

"No geral, os direitos de liberdade de religião e de expressão garantem a todos a liberdade de escolher o que usar ou não. E esses direitos não podem ser limitados, simplesmente porque alguns - ou uma maioria - consideram esta forma de vestir objectável ou ofensiva", acrescentou John Dalhuisen, um dos responsáveis da AI na Europa.

Os deputados da UMP garantiram a maioria dos votos a favor da proibição do véu islâmico integral em espaços públicos, com os socialistas (à excepção de três deputados) e os ecologistas a recusarem-se a participar na votação. O mesmo se passou com os deputados do PCF, à excepção de André Guerin, o relator da comissão que preparou a lei proposta pelo governo e que é um dos seus maiores defensores, com argumentos em torno da luta contra o fundamentalismo islâmico.


Vejam mais em ESQUERDA.NET

Um comentário:

José Elesbán disse...

Eis aí um assunto complicado. O uso de véu cobrindo o rosto é uma exigência da religião, ou o costume de algumas regiões islâmicas? No Irã, só para falar do mais evidente, as mulheres usam véu sem cobrir o rosto. Vale o mesmo para a Malásia, por exemplo.
Por outro lado, se um homem bater numa mulher será preso, não importa se ele invocar a religião.