terça-feira, 13 de julho de 2010

Seis meses depois do terremoto, reconstrução ainda não começou no Haiti

Passados seis meses do terremoto que devastou o país e deixou cerca de 250 mil mortos, o Haiti ainda não conseguiu entrar na fase de reconstrução.

Representantes de organismos internacionais ouvidos pela BBC Brasil citam o excesso de escombros pelas ruas como um dos principais sinais da “lentidão” com que o país caribenho vem lidando com o desastre.

“O Haiti ainda vive sob escombros. E enquanto o excesso de entulho e lixo não for recolhido das ruas de formas significativa, a reconstrução continuará para depois”, diz o brasileiro Ricardo Seitenfus, representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti.


Continua na BBC Brasil, disponível também vídeo-reportagem.

Um comentário:

José Elesbán disse...

Mais um trecho:

"O governo haitiano calcula que a reconstrução do país, no longo prazo, deverá custar US$ 11,5 bilhões.

Em março, um grupo de países doadores, entre eles o Brasil, estabeleceu um fundo internacional com um caixa de US$ 5,3 bilhões, a serem gastos até o final de 2011.

No entanto, organismos internacionais têm criticado a “demora” com que o dinheiro está sendo efetivamente colocado à disposição.

“Seis meses após o terremoto, o que existe é um silêncio da comunidade internacional em relação ao Haiti”, diz o representante da OEA.

Segundo ele, dos mais de 20 países doadores, apenas Brasil, Noruega e Venezuela já fizeram seus depósitos no fundo de reconstrução."