domingo, 26 de setembro de 2010

Por que os DRM violam as 3 leis da robótica?

la TV con DRM os controla

O célebre autor de ficção científica Isaac Asimov teve a previsão de propor as três leis da robótica há mais de meio século. O homo sapiens do século 21, como espécie, é suficientemente sábio para escutar seu aviso e evitar a auto-destruição em mãos de robot sapiens desobedientes cujos ancestrais já estamos construindo atualmente?

[Nota: Este artigo é a tradução de René Mérou do artigo que publicou OFSET (uma interessante associação para impor o software libre na educação) com o título DRM and Other Forces Overriding the Three Laws of Robotics [EN] publicado por HUNG Chao-Kuei. Aqui em francês]

Globalmente, os direitos dos consumidores e inclusive os os direitos humanos estão sendo erodidos porque alguns vendedores descobriram que a propriedade intelectual e o copyright servem para vender-nos várias vezes a mesma coisa e infectam seus produtos eletrônicos com mecanismos de DRM (Digital Restrictions Management) e como a DMCA -- a lei que pretende proteger os DRM -- é negociada secretamente por uns poucos setores de uns poucos paises fortes para ser imposta ao resto do planeta mediante tratados (ACTA 1, 2) à margen dos parlamentos. Estas poderosas forças estão substituindo as três leis da robótica (se existiram alguma vez) por outra coisa de princípios insensatos.

Vejam mais detalhes em HISPALINUX

Nenhum comentário: