domingo, 26 de setembro de 2010

"Se a Espanha não quer saber nada de mim, eu tampouco quero saber nada dela"

Com um pouco de sorte no próximo mês estarei em Au-Pair no Reino Unido cuidando de crianças em uma família que me oferece cama e comida em troca de 60 euros por semana.

Quando era pequena meus pais sempre me diziam: "Nós não pudemos estudar porque não tinhamos dinheiro. Filha, estude para que o dia de amanhã não estejas tão aborrecida como nós". A menina deu importância e hoje, 24 anos depois, já mulher tem uma licenciatura em Comunicação Audiovisual, um mestrado em Jornalismo, títulos de F.P.O., vários cursos e seminários, muitos (demasiadas) estágios em importantes empresas da Espanha, um curriculum e académico brilhante e está desempregada.

Sem dúvida, hoje sinto que o resultado de tudo o que fiz na minha vida não deu seus frutos. Não em encaixo na realidade e ainda por cima o peso da culpa recai sôbre minhas costas. Que fiz de mal? É uma pergunta que não deixo de fazer a mim mesma, sobretudo quando vou buscar trabalho a cada manhã.


Vejam mais detalhes em ELPAIS.COM

2 comentários:

Azarias disse...

"Que fiz de mal?"
A moça, parece, não leu os livros que deveria ler.
Filha de trabalhadores que não tinham consciência de classe.
A filha pequeno-burguesa, deseja um final burguês. O futuro como trabalhadora é assaz pernicioso.
Garota você não fez nada de mal; apenas nasceu/cresceu/conviveu nos meios que a fizeram assim. Os meios fazem os individuos.

zejustino disse...

Se leu, não incorporou nada. É uma pena mas vi muito disso na Universidade. O mais interessante é que frequento a mídia espanhola e nunca vi tanta publicação e sites de esquerda. Eu sei, por intermédio de pessoas que visitaram a Espanha, que nas feiras de livro lá as pessoas saiam com sacolas abarrotadas (vai ver a maioria da leitura agora é de auto-ajuda).