quinta-feira, 19 de maio de 2011

Afogam em sangue uma revolta anti-OTAN

Enrico Piovesana
PeaceReporter

Em Taloqan, norte do Afeganistão, milhares de pessoas assaltam a base da ISAF, após a matança de civis num raid noturno das fôrças especiais ianques: policiais e soldados alemães abrem fogo sôbre os manifestantes, causando 12 mortes e 85 feridos.

A enésima matança de civis - quatro, deles duas mulheres - em um ataque noturno das forças especiais ianques, desatou um viomento levantamento em Taloqan, na província setentrional afegã de Takhar, sob comando alemão.

Nesta manhã, três mil pessoas armadas com machados, picaretas e paus marcharam pela ciade com os quatro cadáveres. Ao grito de "Morte aos Estados Unidos" e "Morte a Karzai" queimaram carros, saquearam o comércio, destruiram escritórios e finalmente assaltaram a base local da ISAF, lançando pedras e bombas incendiárias sobre os muros dos quartéis e ferindo levemente dois soldados da Bundeswehr. A polícia afegã, e mais tarde os soldados alemães, abriram fogo contra os manifestantes, provocando uma nova tragédia: pelo menos doze mortos e oitenta feridos.

Vejam mais detalhes (em castelhano) em REBELION.ORG

Nenhum comentário: