terça-feira, 21 de junho de 2011

Zelaya lidera protesto em Honduras contra prisão de ex-ministro

O ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya lidera uma manifestação juntamente com a FNRP (Frente Nacional de Resistência Popular) nesta segunda-feira (20/06) em frente aos tribunais de justiça da capital.

O protesto é contra a prisão do ex-ministro Enrique Flores Lanza, que integrou o governo de Zelaya e que retornou do exílio junto com ex-mandatário, em 28 de maio.

Está é a primeira vez que Zelaya lidera uma manifestação como coordenador-geral da FNRP depois de voltar da República Dominicana. Seu retorno ao país foi permitido depois da assinatura do Acordo de Cartagena, ou Acordo para a Reconciliação Nacional de Honduras, entre Zelaya e o atual presidente, Porfírio Lobo, e com a mediação dos mandatários da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez.


Na semana passada, a Justiça hondurenha ordenou a prisão domiciliar do ex-ministro acusado pelo Ministério Público de corrupção ao ordenar a retirada de 40 milhões de lempiras (cerca de 2,1 milhões de dólares) do Banco Central para financiar a consulta popular que o então chefe de Estado pretendia realizar para instalar uma Assembleia Nacional Constituinte.


A notícia continu ano Opera Mundi

Um comentário:

José Elesbán disse...

UM longo caminho para Honduras fugir da oligarquia...