sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ENTENDENDO A IDÉIA IMPERIALISTA ATUAL

Por Anna Malm*
A  política intervencionista dos Estados Unidos está mais preocupada em proteger um certo tipo de sistema de investimentos ao redor do mundo  do que preocupada com investimentos de uma maneira geral. Para proteger o sistema global de investimentos  que poderá viver das consequências de uma política e uma economia neoliberal  estão dispostos ao que quer que seja como a história pode comprovar. Daí vem a denominação neoliberal intervencionismo.
Os Estados Unidos irão  apoiar governos que estejam tentando suprimir movimentos sociais  assim como irão apoiar movimentos  tentando derrubar um governo específico. Algumas vezes apoiam governos ditatoriais e parecem nem saber como soletrar  a palavra democracia.  Outras vezes exigem que um candidato  eleito em  maioria absoluta entregue seus posto à alguém não eleito,  mas preferido por eles.  
Apesar de muitas vezes as suas estratégias apresentarem uma aparência de confusão ou falta de coerência  não seria correto afirmar que eles não tivessem  uma política exterior racional.  Há que distinguir entre estupidez e subterfúgio. A política imperialista é racional. O sistema central de organização é invariavelmente o de fazer o mundo seguro,  não para os povos, mas para as multinacionais e para o mercado livre de acumulação do capital e isso muito especialmente se as premissas levarem  a uma economia neoliberal,  sem influência ou supervisão estatal.  Para o trabalhador e para o povo comum isso significa  mais pobreza generalizada. O nervo da política imperialista na arena internacional resume-se em última instância à isso.

 Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Nenhum comentário: