quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Grã-Bretanha, um estado policial

A dura repressão à convulsão social ameaça a separação de poderes e Jordan Blackshaw tem 20 anos e mora na cidade inglesa de Northwich. Perry Sutcliffe-Keenan é dois anos mais velho e vem de Warrington, também na Inglaterra. Na terça-feira 17, ambos foram condenados a quatro anos de prisão por terem criado eventos na rede social Facebook convocando revoltas em suas cidades, inspirados nas que estavam ocorrendo em Londres. Detalhe: nos dois casos, os únicos que atenderam ao chamado dos jovens foram as forças policiais, que monitoravam a rede.



Com mais de 1,3 mil pessoas envolvidas nas revoltas levadas a presença de juízes, não causará surpresa se forem noticiadas nos próximos dias penas tão desproporcionais – e despropositadas – quanto às de Blackshaw e Sutcliffe-Keenan. Os dois, por sinal, admitiram em corte terem postado as mensagens e eram réus primários.
Na próxima semana, Anderson Fernandes, de 22 anos, pode juntar-se ao rol de pessoas condenadas por saques durante as manifestações. Ele confessou ter roubado três sorvetes durante os tumultos em Manchester e, portanto, foi avisado que pode vir a ser preso. Para seu azar, Fernandes não gostou do sabor e passou a sobremesa a uma outra pessoa.

Continue lendo no sítio da CartaCapital