A política francesa começou a mudar ontem, com as eleições para o Senado. Pela primeira vez em 50 anos, os socialistas conseguiram a maioria absoluta na câmara baixa do Parlamento.
O resultado muda de tal forma o mapa político que levou a AFP a escrever que a vitória histórica dos socialistas provocou “um sismo na V República”.
Durante todo o dia persistiu a dúvida sobre quem conseguiria a vitória e por que margem. Às sete da noite, um deputado socialista avançava à AFP que o seu partido ganhara 22 lugares à direita da União Popular, o partido do Presidente Nicolas Sarkozy, empatando o escrutínio. Quatro minutos depois surgiu o 23.º senador.
Estas complexas eleições senatoriais galvanizaram a esquerda já alentada pelas sondagens que auspiciam a vitória de um seu candidato nas presidenciais de 2012. Só em Outubro será conhecido o adversário socialista de Sarkozy, mas os estudos de opinião que têm sido feitos têm dado sempre vitória aos socialistas e dificilmente o chefe de Estado conseguirá um segundo mandato de cinco anos.
Vejam mais detalhes em PUBLICO.PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário