quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Anistia cobra rigor em investigação de tortura em Bauru

Anistia cobra rigor em investigação de tortura em Bauru

A organização não-governamental de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional afirmou nesta quarta-feira que vai acompanhar de perto as investigações sobre a morte de Carlos Rodrigues Júnior, de 15 anos, encontrado morto no último sábado com marcas de tortura em Bauru (SP).

"Foi uma brutalidade extrema, um claro caso de tortura e execução", disse à BBC Brasil o pesquisador Tim Cahill, da Anistia. "Vamos manter contato com as autoridades e com ONGs locais para acompanhar o caso."

O representante da Anistia Internacional diz que a organização deve escrever cartas às autoridades para pressionar por rigor nas investigações.

O adolescente era acusado de roubar uma moto. Mais de 300 gramas de maconha também teriam sido encontrados na casa do rapaz. Seis policiais militares foram presos após a morte.

"Na nossa experiência, essas detenções iniciais (de suspeitos) escondem investigações fracas", afirmou Cahill. "É difícil sustentar processos como esses pela fraqueza da investigação e pela falta de testemunhas."

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Bauru, onde o jovem foi encontrado morto, encontrou indícios de 30 choques elétricos pelo corpo do rapaz.

Dois deles estavam do lado esquerdo do peito e teriam atingido o coração do rapaz, o que teria provocado uma parada cardiorrespiratória.

No veículo dos PMs presos, foi encontrado um fio descascado que pode ter sido utilizado para aplicar os choques.



Da BBC Brasil.


Um comentário:

Jens disse...

E o governador José Serra, não tem nada a dizer? Quando houve aquele caso depolorável no Pará responsabilizaram pessoalmente a governadora Ana Júlia, por ser do PT. E agora? Na bunada do Serra não vai dinha?
Ô jornalismo canalha!