sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Google abriga praga virtual, diz empresa de segurança

Propagandas colocadas pelo Google em páginas da web estão sendo corrompidas por programas cavalo-de-tróia que substituem o texto original dos anúncios por mensagens de um provedor diferente. A revelação foi feita pela empresa de antivírus BitDefender nesta quarta-feira.

Os programas cavalo-de-tróia invadem os computadores sem serem detectados. As atividades ocultas vão de mudança na configuração do sistema à exclusão de arquivos do computador e furto de senhas bancárias. Neste caso, segundo a empresa de segurança, eles atacam o serviço AdSense do Google, que procura combinar os anúncios com o conteúdo da página.

O cavalo-de-tróia redireciona os caracteres que deveriam ser enviados aos servidores do Google para um servidor pirata, que exibe anúncios de uma outra empresa em vez dos anúncios do Google.

O Google divulgou um comunicado nesta quarta-feira sobre o suposto problema: "Cancelamos contas de clientes que exibem anúncios que redirecionavam o usuário para sites exploradores ou que anunciavam um produto violador dos nossos princípios de software. Trabalhamos ativamente para detectar e remover sites que servem programas maliciosos ("malwares") em nossa rede de propaganda e em nossos resultados de busca. Possuímos processos manuais e automatizados em curso para detectar e reforçar nossas políticas."

Nenhum comentário: