terça-feira, 10 de março de 2009

Até tu, Tarso ?!

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse hoje que o delegado federal Protógenes Queiroz pode ter cometido graves irregularidades durante o comando da Operação Satiagraha. Durante a entrega da medalha Mérito Segurança Pública do Distrito Federal, no Clube do Exército, o ministro comentou as denúncias feitas pela revista Veja de que o delegado teria grampeado ilegalmente integrantes do governo.

Porém, Genro ressaltou que já existe um inquérito em curso para apurar a conduta de Queiroz, que poderá ser submetido a uma sindicância. - A Polícia Federal tem que dar exemplo para a sociedade no sentido que ela também sabe cortar na própria carne - afirmou. JB.

5 comentários:

Jean Scharlau disse...

Agora, sim!

Delegados querem investigar "violação de segredo de justiça"

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - ADPF - manifesta sua irresignação com a informação de que jornalistas da revista Veja tiveram acesso ao suposto conteúdo de material apreendido em investigação da Polícia Federal sobre os procedimentos do delegado de Polícia Federal Protógenes Queiroz a frente da Operação Satiagraha.

É preciso ser exemplar, quando se quer cobrar respeito ao Estado Democrático de Direito. Isso não é possível com a violação de uma investigação que tramita em segredo de Justiça.

Assim como não é compatível com acusações de escutas clandestinas baseadas em ilações e conjecturas sem apresentação de qualquer áudio ou outra prova material dos noticiados grampos telefônicos.

Não é aceitável que segmentos da mídia nacional se esforcem tanto em apurar os procedimentos do delegado de Polícia Federal Protógenes Queiroz sem dedicar, ao menos, igual esforço para a apuração dos fatos principais da Operação Satiagraha envolvendo o empresário Daniel Dantas.

Essa movimentação jornalística coincide com a apresentação do relatório da CPI das Escutas com o claro objetivo de forçar uma prorrogação e de indiciamentos até então não propostos.

Por fim, os delegados de Polícia Federal reafirmam seu compromisso com a necessidade de investigação de tudo e de todos os envolvidos na Operação Satiagraha, inclusive, se for o caso de prorrogação da CPI das Escutas, da autoria de mais essa violação de segredo de Justiça.

No Vi o mundo:
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/delegados-querem-investigar-violacao-de-segredo-de-justica/

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tem gente que acha que o Protógenes é a madre Teresa. Protógenes é o principal responsável por Daniel Dantas estar solto, porque fez um inquérito recheado de irregularidades. Foi além do que podia. Se tivesse realizado um inquérito nos limites da legalidade o DAntas poderia estar preso.

José Elesbán disse...

Maia,
Tu não leste o processo que resultou na Satiagraha, leste? Então como podes saber que está cheio de irregularidades?
Dantas está solto porque recebeu dois habeas corpus em 48 horas, da parte de Gilmar Mendes.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Zé, Gilmar Mendes soltou Dantas exatamente porque o inquérito estava cheio de vícios. E depois o Protógenes foi afastado e outro delegado entrou em seu lugar para refazer o inquérito. Isso é fato.

José Elesbán disse...

Não. O inquérito inicial gerou uma prisão. O juiz achou o inquérito adequado o suficiente para permitir a prisão inicial de Daniel Dantas. Gilmar Mendes achou que não. Tudo bem.
Nova prisão decorrente de tentativa de suborno, e Gilmar Mendes emite habeas corpus sem terminar de ler o inquérito, apenas porque achou que foi "desafiado"...