domingo, 8 de março de 2009

No dia 8 de março de 1917 as mulheres deram a partida na revolução russa

Trotski: " 23 de fevereiro (no calendário russo, ou 8 de março no calendário gregoriano) , era o dia internacional das mulheres e estavam programados atos, encontros etc. Mas não imaginávamos que este "dia das mulheres" viria a inaugurar a revolução. Estavam planejadas ações revolucionárias mas sem data prevista. Mas pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixam o trabalho de várias fábricas e enviam delegadas para solicitarem sustentação da greve... o que se transforma em greve de massas.... todas descem às ruas".

Constata-se que a revolução foi desencadeada por elementos de base que superaram a oposição das direções e a iniciativa foi das operárias mais exploradas e oprimidas, as têxteis. O número de grevistas foi em torno de 90.000, a maioria mulheres. Constata-se que o dia das mulheres foi vencedor, foi pleno e não houve vítimas.

Leia mais em Sempreviva Organização Feminista (SOF), em artigo de Vito Giannotti, no Piratininga e também no portal do Colégio São Francisco(5 páginas)

N.E. - "Em 1914, pela primeira vez, a Secretaria Internacional da Mulher Socialista, dirigida por Clara Zetkin, indica uma data única para a comemoração do Dia da Mulher: 8 de Março. Não há explicação sobre o porquê da data. A orientação foi seguida na Alemanha, Suécia e Dinamarca. Nos Estados Unidos, o Dia da Mulher foi comemorado em 19/03." No Portal do Colégio São Francisco, pg. 5.

Um comentário:

Unknown disse...

Que informação ótima! Faz tempo que incomodamos os"rapazes".Ganhamos o dia mas ainda falta tanto...Abr.Yvy