segunda-feira, 20 de julho de 2009

A greve dos blogueiros

Até a Itália conservadora e direitista este ano assistiu, pela primeira vez, a um debate sério entre os blogueiros e o mundo político. O melhor exemplo aconteceu esta semana, na terça-feira 14 de julho, com uma greve: mais de mil blogueiros se amordaçaram (com um tapa-boca puramente virtual) por 24 horas, contra o projeto de lei sobre as interceptações telefônicas. Um silêncio eloquente bloqueou a atualização dos blogues mais frequentados da web italiana.

O que têm a ver os blogues com os grampos? Nada. Mas um dos costumes do governo italiano é o de passar por baixo do poncho dos projetos de lei coisas que não têm nada a ver com o objetivo legislativo. No projeto de Angelino Alfano, ministro da justiça, para evitar o festival de revelações (por exemplo, sobre a vida sexual de Berlusconi) através da publicação de conversas nos celulares interceptados pela polícia e pelos magistrados, há uma norma que impõe aos sites de informação não profissional a obrigação de retificar notícias com um prazo de 48 horas. Quem não retificar boatos, informações, comentários considerados ofensivos por algum internauta, vai pagar uma multa de 10 mil euros.

Quando os blogueiros leram o texto do projeto de lei, entenderam que estavam diante da famosa cajadada que mata os dois coelhos num lance só.(...)

Texto completo no Terra Magazine.

Um comentário:

José Elesbán disse...

É alívio saber que não é só no glorioso Congresso Brasileiro que se criam leis esdrúxulas.
E lá na Itália o pessoal contrabandeia adendos nos projetos de lei, porque o regime é parlamentarista. Aqui o pessoal tenta (e às vezes consegue) contrabandear adendos às medidas provisórias.